Suzuki VZ 800 Marauder: Ficha técnica, história, tudo sobre
Sumário
Em 1996, a Suzuki causou um verdadeiro frisson na cena das motos, lançando a VZ 800 no Japão, conhecida inicialmente como Desperado e posteriormente batizada de Marauder para os mercados europeu e americano. Descontinuada na terra do sol nascente em 1999, esta fera ostentava o mesmo coração da VS 800 Intruder, com o diferencial de utilizar transmissão final por corrente, fugindo do convencional eixo cardan.
Conheça aqui toda a história, informações técnicas e ficha da Suzuki Marauder 800 com uma análise de um pouco de sua história
Marauder: O Rugido da Inovação e o Silêncio da Descontinuação
O final de 2004 marcou o fim da produção da Suzuki Marauder, dando espaço para o surgimento da VZ 800 Boulevard, ou M 800 Boulevard, como ficou popularmente conhecida. Apesar de compartilhar o mesmo motor de 805 cm³ da Marauder, a Boulevard veio com um upgrade: a adição da injeção eletrônica de combustível, proporcionando maior eficiência.
A Suzuki fez o possível para manter a Marauder viva no mercado, apesar de ser uma cruiser de alta cilindrada com transmissão por corrente, uma característica que já parecia defasada se comparada às suas concorrentes que usavam cardã.
A Despedida da Marauder e a Ascensão da Boulevard
2005 foi um ano decisivo para a Suzuki. As exigências do mercado e a preferência dos consumidores por transmissões por cardã levaram a montadora a descontinuar a VZ 800 Marauder e introduzir a Boulevard M800, mais moderna e alinhada às expectativas do mercado.
No Brasil, a situação dos proprietários de Marauder foi delicada, uma vez que a importação de peças da Marauder foi limitada e houve a inclusão de peças da Boulevard no catálogo para a Marauder, na tentativa de conter gastos de importação.
Anos de Produção no Brasil e Especificações da Marauder
Entre 1997 e 2004, a Marauder foi produzida no Brasil. Seu coração pulsava com um motor Ciclo Otto de 4 tempos, 2 cilindros em V e 805 cm³ (83 mm x 74,4 mm). Alimentada por dois carburadores BDS36SS / BS36SS e movida a gasolina, a Marauder apresentava uma taxa de compressão de 10:1 e despejava brutos 50 hp a 6500 rpm.
Entre suas características, destacavam-se o quadro de berço semi-duplo em aço, suspensão dianteira telescópica invertida, freio dianteiro de disco simples com 300 mm, 2 pistões, pneu dianteiro 130/90-16 e traseiro 150/90-15. Com um consumo médio de 19 km/l e tanque de 13 L, proporcionava uma autonomia de 247 km. O legado da Suzuki VZ 800 Marauder perdura no coração dos entusiastas de motocicletas.
Ficha Técnica completa da Suzuki Marauder 800
Categoria: Cruiser Custom Motor: Ciclo Otto, 4 Tempos Configuração: 2 cilindros em V Refrigeração: Líquida Cilindrada (diâmetro x curso): 805 cm³ (83 mm x 74,4 mm) Comando de válvulas: OHC, 8 válvulas Alimentação / combustível: 2 carburadores BDS36SS / BS36SS – Gasolina Sobrealimentação: Não Taxa de compressão: 10:1 Potência: 50 hp a 6500 rpm Potência específica: 62,11 cv/litro Torque: 6,5 kgf.m a 5000 rpm Relação peso/potência: 4,14 kg/hp Bateria: 12 V 10 Ah Ignição: TCI Partida: Elétrica Câmbio: Mecânico, 5 marchas Embreagem: Multidisco em banho de óleo Transmissão secundária: Corrente Quadro: Berço semi-duplo em aço Suspensão dianteira: Telescópica invertida, 140 mm Suspensão traseira: Duplo amortecedor regulável, 102 mm Freio dianteiro: Disco simples, 300 mm, 2 pistões Freio traseiro: Tambor, 180 mm Pneu dianteiro: 130/90-16 Pneu traseiro: 150/90-15 Comprimento: 2365 mm Altura: 1110 mm Largura: 750 mm Entre-eixos: 1645 mm Altura do assento: 700 mm Vão livre: 135 mm Peso seco: 207 kg Consumo médio: 19 km/l Tanque e autonomia: 13 L (247 km) Reservatório de óleo: 3,4 L
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