A XT 600 Z Ténéré, uma joia no universo das motocicletas, fez sua estreia em 1983. Inspirada nos robustos modelos Yamaha que disputavam o famoso Rally Paris-Dakar, este modelo se destaca pelos amplos tanques de combustível e pelas suspensões de longo curso.
O modelo 1990, parte da terceira geração fabricada entre 1988 e 1990, ganhou vários códigos como 3AJ na Europa, 3DE na Oceania, 3DS na Suíça e 2VG no Brasil.
Mudanças Significativas na XT 600 Z Ténéré
No Brasil, o modelo 2VG recebeu várias alterações. Entre elas, semi-carenagem, para-lama dianteiro rente ao pneu, freio a disco traseiro (não incluído na 2VG brasileira), painel de instrumentos mais resistente, e remoção do pedal de partida. A 5ª marcha reforçada e um radiador de óleo maior nos modelos de 1989 e 1990 foram adições significativas.
Origem e Evolução da XT 600Z Ténéré
A primeira XT 600Z Ténéré, batizada em homenagem à região sul do Sahara, nasceu das motos do Dakar. O modelo chegou ao Brasil em 1988, trazendo as mudanças introduzidas na segunda geração europeia.
No início de 1990, uma nova atualização desembarcou no país, introduzindo a carenagem frontal fixa e dois faróis redondos. Nesse período, a moto rivalizava com a Honda NX 350 Sahara e a Agrale Elefantré 30.5. Posteriormente, a Ténéré foi substituída pela XT 600E, que logo evoluiu para a XT 660.
Características Técnicas da XT 600 Z Ténéré
- Categoria: Dual Sport
- Motor: Ciclo Otto, 4 Tempos
- Configuração: 1 cilindro
- Refrigeração: a ar
- Cilindrada: 595 cm³ (diâmetro de 95 mm x curso de 84 mm)
- Comando de válvulas: OHC, 4 válvulas
- Alimentação/combustível: 1 carburador Teikei Y27PV – Gasolina
- Sobrealimentação: Não
- Taxa de compressão: 8.5:1
- Potência: 42 hp a 6500 rpm
- Potência específica: 70.59 cv/litro
- Torque: 5.1 kgf.m a 5500 rpm
- Relação peso/potência: 3.67 kg/hp
- Bateria: 12 V 12 Ah
- Ignição: CDI
- Partida: Elétrica
- Câmbio: Mecânico, 5 marchas
- Embreagem: Multidisco em banho de óleo
- Transmissão secundária: Corrente
- Quadro: Diamond tubular em aço
- Suspensões: Dianteira telescópica, 255 mm e traseira monoamortecedor, 235 mm
- Freios: Dianteiro de disco simples, 298 mm, 1 pistão e traseiro de tambor
- Pneus: Dianteiro 90/90-21 e traseiro 120/80-18
- Dimensões: Comprimento de 2210 mm, largura de 890 mm e entre-eixos de 1450 mm
- Altura do assento: 890 mm
- Vão livre: 265 mm
- Peso seco: 154 kg
- Consumo médio: 19.3 km/l
- Capacidade do tanque e autonomia: 24.1 L (465 km)
- Reservatório de óleo: 2 L
A XT 600 Z Ténéré é, sem dúvida, um marco na história das motocicletas, e continua sendo uma referência no universo dos motociclistas.