Dicas de Manutenção de Motos

Limpar Filtro de Ar ou Trocar – Economias que Destroem sua Moto

Sempre que você vai a um mecânico dar manutenção na moto, há aqueles “jeitinhos” para você gastar um pouco menos, e um deles é limpar o filtro de ar que não é esportivo com um jato de ar.

Veja também este conteúdo em áudio no YouTube

Você chega ao mecânico, sua moto está com um comportamento diferente, consumindo muito combustível, perdendo desempenho, e verifica que o filtro de ar está sujo.

Tentando ser legal com você o mecânico vai pegar o filtro de ar da sua moto e jogar um ar com o compressor tirando as poeiras e alguns cedimentos, porém isso é bom para o motor? Aqui vamos entender melhor sobre este assunto.

Jamais deixe o sistema de admissão de sua moto ou carro em um estado ruim, mantenha o filtro de ar sempre limpo para evitar dores de cabeça.

O filtro de ar de moto tradicional é feito de papel com algumas fibras bem finas de tecido em alguns casos, há casos onde somente há papel, principalmente nos modelos paralelos.

Jogando ar do compressor no elemento filtrante da sua moto você abre mais os poros e faz com que resíduos entrem pelo carburador ou sistema de injeção eletrônica da sua moto.

A famosa passada de ar comprimido no elemento filtrante da moto ou do carro, uma prática prejudicial para seu motor.

Filtro de Ar Esportivo de Moto é Prejudicial?

Quando falamos de filtro de ar com poros mais abertos lembramos dos filtros de ar esportivos, sendo inclusive laváveis, e estes são prejudiciais?

O filtro de ar esportivo é pensado de forma diferente do tradicional, seus poros são mais abertos e permitem uma passagem de ar.

Diferente dos modelos tradicionais, os bons filtros de ar esportivos passam por um tratamento especial com um produto de base oleosa que ajuda a prender pequenas sujeiras.

Porém, se você utiliza sua moto em ambientes com muita poeira e terra pode não ser recomendado, principalmente quando falamos dos modelos externos

Filtros Esportivos Inbox vs Externos

Filtros de ar esportivos externos, estilosos, ajudam na admissão de ar, porém você deve ter cuidado.

Existem dois tipos de filtro de ar esportivos, os inbox e os externos, no caso dos inbox eles protegem bem contra chuvas, intemperes e mesmo sujeiras.

No caso dos filtros externos é necessário tomar cuidado principalmente com situações de chuva ou mesmo a lavagem do seu veículo, pois pode haver a entrada de ar no sistema de admissão o que pode ser prejudicial para seu motor.

Conclusão: Limpar ou Trocar o Filtro de Ar da sua Moto?

É importante entender que existem filtros como os esportivos que podem ser limpos, porém, com o processo adequado, por imersão em água ou produto adequado de limpeza dependendo da recomendação do fabricante.

Já fazer a limpeza no filtro de ar tradicional, principalmente com ar comprimido pode ser péssimo, por uma pequena economia você pode gerar um prejuízo maior danificando o sistema de admissão ou o motor da sua moto.

Tem alguma dica que achou que faltou aqui? Deixe nos comentários.

admin

Recent Posts

Husqvarna Renova Radicalmente as Svartpilen e Vitpilen 401 em 2024

No mundo das motocicletas, a Husqvarna é conhecida por sua abordagem ousada e estilo único.…

4 meses ago

Harley-Davidson Pan America CVO, Exclusividade e Luxo na Big Trail da Harley Davidson

Em um movimento que está gerando grande expectativa entre os aficionados por motocicletas, a Harley-Davidson…

4 meses ago

Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident

Quando se trata de motocicletas esportivas, o nome "Daytona" tem um lugar especial no coração…

4 meses ago

BMW C 400 X 2024: Uma Nova Opção de Scooter Chega ao Brasil

A BMW C 400 X 2024 já está disponível no Brasil como uma nova opção…

4 meses ago

Honda CB 350, uma Ameaça para a Royal Enfield?

No mundo das motocicletas, certos modelos transcendem o status de simples veículos para se tornarem…

4 meses ago

Brasileiro com Crescimento Espetacular em 2023; Suzuki Segue Forte

Em um ano marcado por desafios e inovações, a Haojue, em conjunto com a Suzuki,…

4 meses ago

This website uses cookies.