Quanto tempo dura o motor de uma moto?

Quanto tempo dura o motor de uma moto?

Uma das maiores preocupações ao comprar qualquer moto seja por motociclistas experientes ou novatos é quanto tempo dura o motor de uma moto, ou daquele modelo em específico?

Como sabemos motores, máquinas, e isso incluí nossas motos tem uma vida útil, e essa vida útil pode variar de acordo com o uso e com os cuidados.

Quando falamos do tempo que dura o motor de uma moto também é importante ressaltar que este pode variar de 1 a 20 anos, pois em termos de tempo é levado muito mais a degradação dos componentes, porém a melhor forma de aferir a durabilidade é a quilometragem.

Quantos KM dura o motor de uma moto?

Esta é uma outra pergunta muito importante que é feita, afinal saber quantos KM dura o motor de uma moto é a melhor medida para sua vida útil.

Existem motos que tem motores que passam fácil dos 200.000km, porém em alguns casos estes mesmos modelos muitas vezes quebram mesmo antes dos 100.000km, isso porque o tempo e a durabilidade do seu motor pode variar de acordo com alguns fatores de uso, cuidado e manutenção.

Como aumentar a vida útil do motor da moto?

Esta é uma pergunta muito importante, afinal não basta saber só quanto tempo dura o motor de uma moto, pois sem manutenção preventiva a vida útil em relação ao tempo esperado diminui muito.

Quando tempo pode durar o motor de uma moto?
Quanto tempo pode durar um motor? Muitas vezes pode durar por longos anos, mas dependerá do seu cuidado com a moto.

Manutenção preventiva aumenta o tempo que o motor da moto dura

Muita gente deixa de lado a manutenção preventiva pois tem o pensamento de: “logo que aparecer um barulho ou comportamento esquisito levo a moto pro mecânico em seguida”.

Normalmente quando já apareceu o barulho na sua moto é provavelmente porque algo já está quebrado e será necessário a manutenção corretiva que muitas vezes sai muito mais cara.

Mas aí você me pergunta: quais são as manutenções preventivas e quando fazer?

Além da troca de óleo e filtro de óleo que já é conhecida e que ajuda o motor a manter sua vida útil existem manutenções que muitas vezes são deixadas de lado.

  • Filtro de combustível
  • Velas de ignição
  • Filtro de ar
  • Verificação e regulagem de válvulas
  • Pastilhamento de Válvula (modelos que demandam desse trabalho)
  • Verificação da corrente de comando e esticador

Essa é uma lista de componentes que devem ser verificados periodicamente pelo menos a cada 10.000km pois interferem diretamente no consumo, funcionamento, e dependendo do seu estado podem gerar danos irreversíveis ao motor da sua moto.

Estes artigos abaixo podem ser úteis:

Quer saber mais sobre manutenção preventiva na moto? Temos uma playlist em nosso canal só com dicas sobre manutenção de motos:

Quer mais dicas de manutenção de motos? Clique aqui e veja todas as dicas de nosso blog

1 comentário em “Quanto tempo dura o motor de uma moto?”

  1. Trocar óleo dentro da especificação e não esmirilhar já é o bastante . Essa conversa de a cada 10.000 km ver isso aquilo é papo de Concessionária pra trocar pecas as vezes sem ser necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *