Yamaha XJ6 N Ficha Técnica, história e mais

Yamaha XJ6 N: Ficha Técnica Consumo e Especificações

A Yamaha XJ-6 foi introduzida na Europa em 2009 como a sucessora da XJ 600 Diversion. Essa motocicleta de média cilindrada oferecia uma opção acessível em termos de manutenção, se comparada à Yamaha FZ-6 Fazer, da qual herdou um motor ajustado mais “amansado”. A versão naked é designada com um “N”, a semi-carenada com um “S” e a totalmente carenada com um “F”. Em 2016, a XJ-6 foi descontinuada para dar lugar à MT-07.

A Yamaha XJ6: A Porta de Entrada no Mundo das 600cc

A Yamaha XJ6, uma motocicleta naked de quatro cilindros, foi lançada em 2009 como a porta de entrada para o universo das 600cc da marca.

Em pouco tempoo se tornou um dos modelos mais icônicos da sua época e competia no mercado com a famosa Honda CB 600F Hornet, gerando uma rivalidade que ainda perdura entre os fãs, uma rivalidade digna de clássicos do futebol.

Ficha Técnica, Consumo e Fotos da Yamaha XJ6

Ainda em 2009, a Yamaha XJ6 chegou ao mercado brasileiro, sendo uma versão “amansada” da Fz6, ela oferecia “apenas” 77,5 cv de potência máxima a 10.000 rpm.

O modelo naked também entregava um torque máximo de 6,1 kgf.m aos 8.000 rpm. Em resumo, a XJ6 proporcionava um comportamento mais tranquilo e econômico, acompanhado de um som inconfundivelmente delicioso.

A ciclística desse modelo tinha suas próprias características distintas. A XJ6 contava com uma roda dianteira de aro 17 equipada com pneu 120/70 ZR, enquanto a roda traseira, também de 17 polegadas, possuía pneu 160/60-ZR. Além disso, a Yamaha XJ6 oferecia um visual esportivo e encorpado.

O tanque era volumoso, largo e tinha capacidade para 17,3 litros lhe concedendo boa autonomia. O farol possuía um formato de diamante acompanhando a tendência da época, e o guidão era do tipo tubular com acabamento cromado. Esse design agradou a muitos e serviu de inspiração para outros modelos da marca, como a primeira reestilização da Fazer 250.

Consumo da Moto XJ6: Economia e Eficiência

Além de sua performance, a moto naked XJ6 também se destacava por seu consumo eficiente. Na cidade, ela alcançava médias de aproximadamente 18 km por litro, enquanto na estrada esse número aumentava para cerca de 22 km/l em uma tocada mais conservadora.

Já em 2013, a Yamaha XJ6 recebeu atualizações tanto em termos mecânicos quanto visuais. A motocicleta ganhou aletas laterais maiores, piscas transparentes, duas alças de liga leve para o garupa e um painel de display digital em LED.

O motor passou por melhorias no cabeçote, virabrequim e dutos de admissão, proporcionando um funcionamento mais suave e reduzindo os níveis de emissões com a chegada das novas leis de emissão sendo a ultima grande atualização do modelo.

O Sucesso da Substituta da Yamaha XJ6: MT-07

Em vez da moto de quatro cilindros, a Yamaha optou por investir em modelos mais confortáveis, econômicos e previsíveis que proporcionassem mesmo aos pilotos menos experientes uma boa sensação de pilotagem.

A XJ6 foi substituída pela MT-07, que apresentava um motor de dois cilindros em linha. Essa novidade pode ter desagradado alguns, mas os números de vendas mostraram que os japoneses acertaram na estratégia.

Durante o período em que XJ e MT coexistiram nas lojas, a MT-07 superou facilmente a antiga XJ6. Em 2017, a MT-07 vendeu quase o dobro da naked de quatro cilindros: foram 1.406 registros contra 868. Em 2018, essa diferença aumentou ainda mais, com 1.507 emplacamentos para a MT-07 e “apenas” 1.064 para a XJ6. Em 2019, a a XJ6 já sentia o peso da concorrência interna e da idade do projeto, sendo substituida de vez pela MT-07.

Ficha Técnica da Yamaha XJ6

  • Categoria: Sport Naked
  • Motor: Ciclo Otto, 4 Tempos
  • Configuração: 4 cilindros paralelos
  • Refrigeração: Líquida
  • Cilindrada (diâmetro x curso): 600 cm³ (65,5 mm x 44,5 mm)
  • Comando de válvulas: DOHC, 16 válvulas
  • Alimentação / combustível: MPFI Mitsubishi-Denso Ø 32 mm – Gasolina
  • Sobrealimentação: Não
  • Taxa de compressão: 12,2:1
  • Potência: 77,5 cv a 10.000 rpm
  • Potência específica: 129,17 cv/litro
  • Torque: 6,1 kgf.m a 8.500 rpm
  • Relação peso/potência: 2,28 kg/cv
  • Bateria: 12 V 10 Ah
  • Ignição: TCI
  • Partida: Elétrica
  • Câmbio: Mecânico, 6 marchas
  • Embreagem: Multidisco em banho de óleo
  • Transmissão secundária: Corrente
  • Quadro: Diamond tubular em aço
  • Suspensão dianteira: Telescópica, Ø 41 mm, 130 mm
  • Suspensão traseira: Monoamortecedor regulável, 130 mm
  • Freio dianteiro: Disco duplo, 298 mm, 4 pistões + ABS
  • Freio traseiro: Disco simples, 245 mm, 1 pistão + ABS
  • Pneu dianteiro: 120/70-17 58W
  • Pneu traseiro: 160/60-17 69W
  • Comprimento: 2.145 mm
  • Altura: 1.085 mm
  • Largura: 780 mm
  • Entre-eixos: 1.470 mm
  • Altura do assento: 785 mm
  • Vão livre: 135 mm
  • Peso seco: 177 kg
  • Consumo médio: 18,9 km/l
  • Tanque e autonomia: 17,3 L (327 km)
  • Reservatório de óleo: 3,4 L

A Yamaha XJ6 foi um modelo icônico que marcou sua época e ainda é lembrado pelos entusiastas. Embora tenha sido substituída pela MT-07, seu legado continua vivo entre os amantes das motos. Com sua combinação de desempenho, estilo e eficiência, a XJ6 conquistou o coração de muitos motociclistas e deixou uma marca duradoura na história da Yamaha.

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