Sumário
A família Honda Shadow 750 teve início em 1983 no Japão e América do Norte com o modelo NV 750 Shadow, que foi produzido até 1986. A produção foi retomada em 2007 com o nome VT 750 Shadow e também comercializada na Europa e Oceania. Em 2000, foi introduzida a variante Spirit, que se destacava por ter uma roda dianteira estreita de 21 polegadas. Em 2007, surgiu a variante C2A equipada com freios ABS.
A Linha Shadow no Brasil
A linha Shadow esteve presente no mercado brasileiro por 16 anos. A versão custom japonesa Shadow 600 foi vendida entre 1995 e 2005. Em seguida, em 2005, foi lançada a Shadow 750, que foi descontinuada em 2014.
Honda Shadow 750: Ficha Técnica e Desempenho
A Honda Shadow 750 se destacava pelo seu visual custom e, principalmente, pelo motor mais potente em comparação com a Shadow 600. Seu motor de 745 cm³ era equipado com comando único no cabeçote (OHC) e dois cilindros em “V”, capaz de gerar 45,5 cv de potência e 6,5 kgfm de torque a 3.500 giros.
A moto contava com freio a tambor na traseira como item de série e disco de 296 mm na dianteira. A suspensão dianteira era um garfo telescópico de 117 mm, enquanto a traseira possuía duplo amortecedor com 90 mm de curso.
Consumo da Shadow 750
A Honda Shadow VT 750 tinha um consumo médio de aproximadamente 19 km por litro em trajeto misto de estrada e cidade. Com seu tanque de combustível de 14,6 litros, a moto tinha uma autonomia de mais de 280 quilômetros.
Shadow 750: Injeção Eletrônica e Renovação
Em 2009, a Shadow 750 recebeu a injeção eletrônica, substituindo o carburador. Em 2011, a moto passou por uma renovação de design, inspirada nas motocicletas estilo chopper. A nova versão apresentava paralamas menores, banco estreito, guidão alto e levemente curvado para dentro. Além disso, ganhou escapamento duplo cromado e garfo dianteiro alongado. Essas alterações estéticas resgataram o sucesso de estilo da antiga Shadow 600. Infelizmente, em 2014, a Honda encerrou a produção da Shadow 750 no Brasil.
Preço da Honda Shadow 750
No momento em que foi descontinuada, a versão padrão da Shadow VT 750 era vendida por R$ 28.880. Já a versão com ABS tinha preço inicial de R$ 31.380 e estava disponível nas opções de cor preto fosco ou azul metálico.
Voltando ao ano de 2005, a Shadow 750 foi lançada no mercado brasileiro com preço a partir de R$ 29.980. Na época, a principal concorrente da Honda era a Yamaha Dragstar 650, que possuía um motor de 40 cv e 5,2 kgfm e custava a partir de R$ 25 mil.
O Fim da Produção da Shadow 750
Apesar de ter conquistado vários fãs, a Honda Shadow 750 nunca foi um fenômeno de vendas. Na verdade, ela vendeu menos unidades do que sua antecessora. Enquanto a Shadow 600 teve 17.586 unidades produzidas, a versão de 750 cc registrou apenas 12.034 unidades, mesmo estando disponível por 8 anos nas concessionárias.
Especificações Técnicas da Honda Shadow 750
- Categoria: Cruiser Custom
- Motor: Ciclo Otto, 4 Tempos
- Configuração: 2 cilindros em V
- Refrigeração: Líquida
- Cilindrada (diâmetro x curso): 745 cm³ (78,7 mm x 76,2 mm)
- Comando de válvulas: OHC, 6 válvulas
- Alimentação / Combustível: PGM-FI Ø 34 mm – Gasolina
- Sobrealimentação: Não
- Taxa de compressão: 9,6:1
- Potência: 45,5 cv a 5500 rpm
- Potência específica: 61,07 cv/litro
- Torque: 6,5 kgf.m a 3500 rpm
- Relação peso/potência: 5,03 kg/cv
- Bateria: 12 V 11,2 Ah
- Ignição: TCI
- Partida: Elétrica
- Câmbio: Mecânico, 5 marchas
- Embreagem: Multidisco em banho de óleo
- Transmissão secundária: Eixo Cardã
- Quadro: Berço semi-duplo em aço
- Suspensão dianteira: Telescópica, 114,3 mm
- Suspensão traseira: Duplo amortecedor, 88,9 mm
- Freio dianteiro: Disco simples, 296 mm, 2 pistões +ABS
- Freio traseiro: Disco simples, 1 pistão +ABS
- Pneu dianteiro: 90/90-21
- Pneu traseiro: 160/80-15 M/C 74S
- Comprimento: 2430 mm
- Altura: 1125 mm
- Largura: 835 mm
- Entre-eixos: 1655 mm
- Altura do assento: 650 mm
- Vão livre: N/D
- Peso seco: 229 kg
- Consumo médio: 19,3 km/l
- Tanque e autonomia: 14,6 L (282 km)
- Reservatório de óleo: 2,6 L