Yamaha XT 600E 4MW 1998 a 2005

Yamaha XT 600E (1993 – 2005) – Ficha Técnica e História

Aqui no vivendo duas rodas você encontra a ficha técnica da Yamaha XT 600E Fabricada de 1993 a 2005 e um pouco de sua história.

A Yamaha XT 600E vem de uma família de motos campeã do Rally Paris Dakar, sua plataforma é a Yamaha XT 600Z, a famosa Ténéré 600, porém com tanque reduzido, novo conjunto de carenagens e a remoção do sistema de radiador de óleo.

Diferente da ténéré que podia ser encontrada em dois modelos, um com uma carenagem bolha e outro mais simples, no caso a XT600E só possuía uma opção, possuindo duas gerações: 3TB (1994 a 1997) e 4MW (1998 a 2005).

Yamaha XT 600E 3tb 1994, 1995, 1996, 1997
Yamaha XT 600E 3TB, tbm fabricada de 1994 a 1997 no Brasil.

Devido à remoção das carenagens, e outros acessórios que vinham na sua antecessora a XT600E possuía uma excelente relação peso x potência, com 172 kg pesos seco e 45 cv a 6500 rpm.

Yamaha XT 600E 4MW 1998 a 2005

Essa relação peso x potência sobreviveu mesmo nos modelos 4MW, tornando inclusive essa moto uma concorrente de peso em relação a Honda NX 400 Falcon, que possui o mesmo consumo de combustível, porém perde na relação peso x potência.

Motor da Yamaha XT600E
O propulsor da Yamaha XT600E é o mesmo da Ténéré, 4 válvulas OHC, parecido com o RFVC da família XLX e NX da Honda.

Como funciona o Carburador YDIS da XT 600?

Uma curiosidade muito interessante é o fato desta moto possuir um carburador de corpo duplo, similar ao que se encontra em carros, apesar de parecer não é dupla carburação.

Devido ao tamanho do pistão, compressão e faixa de rotação o uso de um carburador simples no motor não daria um bom acerto, então a Yamaha criou o YDIS (Yamaha Dual Intake System).

O sistema do carburador da XT 600 consiste em um corpo de borboleta para baixas rotações, e um “segundo estágio” onde há outra borboleta para alimentação das rotações mais altas.

Ficha técnica da Yamaha XT 600E

Motor

  • Cilindradas: 595cm³, 1 cilindros, 4 Válvulas OHC
  • Taxa de compressão: 8,8:1
  • Diâmetro x Curso: 95 x 84 mm
  • Arrefecimento: Ar
  • Combustível: Apenas gasolina
  • Alimentação: Carburador por gravidade
  • Potência: 45 cv a 6500 rpm
  • Torque: 5,1 kgf.m a 5.500 rpm
  • Partida: Elétrica apenas
  • Transmissão: 5 marchas

Suspensão

  • Dianteira: Garfo telescópico, 225 mm de curso
  • Traseira: Monocross, a gás, 220 mm de curso.

Freios

  • Dianteiro: Disco simples perfurado.
  • Traseiro: Disco simples perfurado.

Dimensões

  •  Peso seco: 172 kg
  •  Peso com óleo e combustível:  —
  •  Comprimento: 2.295 mm
  •  Largura: 825 mm
  •  Altura assento solo: 855 mm
  •  Distância do solo: 230 mm
  •  Distancia entre eixos: 1.440 mm

Pneus e Roda

  • Pneu dianteiro: 90/90-21 54T com câmara.
  • Pneu traseiro: 120/90-17 64T com câmara.

Capacidades

  •  Tanque: 15 Litros com reserva (Reserva de 3 Litros)
  •  Carga máxima: 180Kg

Outras informações

  • Chassi: Diamond Frame

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