Sumário
Aqui no vivendo duas rodas você encontra a ficha técnica da Royal Enfield Classic 500 e um pouco de sua história.
Um dos modelos mais tradicionais da marca Indiana, fabricado por mais de 50 anos ininterruptos a Classic 500 saiu de linha no ano de 2020, uma moto “big single” que fez história.
Baseada nos modelos Bullet da década de 30 e 40 a Classic 500 era equipada com o propulsor de 500cc da marca anglo-indiana que precisou ser aposentada devido às novas leis do Euro 4 mesmo com a adaptação de injeção eletrônica
Uma das coisas que mais agrada os fãs da Classic 500 e os mais “puristas” quando o assunto é moto é o fato de possuir partida a Pedal.
Por se tratar de um projeto mais antigo já sentia os efeitos do tempo, porém marcou história, e no Brasil foi vendida em duas oportunidades quando a marca veio em 2012, e em sua volta no ano de 2017, trazendo, a Classic e Bullet 500, e a Cafe Racer Continental GT 535.
Um dos principais diferenciais da Classic 500 estava no fato de vir com a opção de banco solo, e um banco de garupa facilmente removível, além do mais preenchia um vácuo no seguimento de classic custom que não possuia mais modelos de média cilindrada.
O modelo Classic 500 contava com grandes melhorias ao longo do tempo, não preservava as característica de sua antecessora, entre as melhorias estavam: freio à disco traseiro e dianteiro, sistema ABS e a já citada injeção eletrônica.
De acordo com proprietários e imprensa especializada uma das maiores qualidades da Classic 500 era seu calcanhar de Aquiles, seu motor de 500cc mesmo que robusto e econômico vibrava muito acima dos 100km/h.
Porém a questão de vibração da Classic 500 não é uma exclusividade dela, é característica típica de projetos monocilindricos mais antigos.
Ficha técnica da Royal Enfield Classic 500
Motor
- Cilindradas: 499cm³, Mono cilindro, 4 tempos, refrigerado a ar, OHV
- Taxa de compressão: 8,8:1
- Diâmetro x Curso: 84 mm x 90 mm
- Arrefecimento: Ar sem radiador de óleo
- Combustível: Apenas gasolina
- Alimentação: Injeção eletrônica por bomba elétrica
- Potência: 27,2 cv a 5250 rpm
- Torque: 4,2 kgf.m a 4000 rpm
- Partida: Elétrica e Pedal
- Transmissão: 5 marchas
Suspensão
- Dianteira: Garfo telescópico com tubos de 35 mm, curso de 130 mm
- Traseira: Amortecedores duplos à gás, ajuste de pré-carga, curso de 80 mm
Freios
- Dianteiro: Disco único de 280 mm, pinça com 2 pistões
- Traseiro: Disco único de 153 mm com pinça de 1 pistão na traseira.
Dimensões
- Peso seco: 190 kg
- Peso com óleo e combustível: —
- Comprimento: 2.140 mm
- Largura: 790 mm
- Altura total: 1.090 mm
- Altura assento solo: 800 mm
- Distância do solo: 135 mm
- Distancia entre eixos: 1360 mm
Pneus e Roda
- Pneu dianteiro: 90/90 – 19 com câmara.
- Pneu traseiro: 110/80 – 18 com câmara.
Capacidades
- Tanque: 13,5 litros Litros com reserva (Reserva de 2,9 Litros)
- Carga máxima: 200 Kg
Outras informações
- Chassi: Berço duplo em aço
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