Royal Enfield Classic 500 - Ficha Técnica e História

Royal Enfield Classic 500 – Ficha Técnica e História

Aqui no vivendo duas rodas você encontra a ficha técnica da Royal Enfield Classic 500 e um pouco de sua história.

Um dos modelos mais tradicionais da marca Indiana, fabricado por mais de 50 anos ininterruptos a Classic 500 saiu de linha no ano de 2020, uma moto “big single” que fez história.

Baseada nos modelos Bullet da década de 30 e 40 a Classic 500 era equipada com o propulsor de 500cc da marca anglo-indiana que precisou ser aposentada devido às novas leis do Euro 4 mesmo com a adaptação de injeção eletrônica

Classico propulsor 500 da Royal Enfield já com o sistema de injeção eletrônica 4,2kgfm de torque e 27,2cv.

Uma das coisas que mais agrada os fãs da Classic 500 e os mais “puristas” quando o assunto é moto é o fato de possuir partida a Pedal.

Por se tratar de um projeto mais antigo já sentia os efeitos do tempo, porém marcou história, e no Brasil foi vendida em duas oportunidades quando a marca veio em 2012, e em sua volta no ano de 2017, trazendo, a Classic e Bullet 500, e a Cafe Racer Continental GT 535.

Um dos principais diferenciais da Classic 500 estava no fato de vir com a opção de banco solo, e um banco de garupa facilmente removível, além do mais preenchia um vácuo no seguimento de classic custom que não possuia mais modelos de média cilindrada.

Uma das cores mais desejadas era a Battle Green, em homenagem aos modelos utilizados pelo exército britânico e indiano.

O modelo Classic 500 contava com grandes melhorias ao longo do tempo, não preservava as característica de sua antecessora, entre as melhorias estavam: freio à disco traseiro e dianteiro, sistema ABS e a já citada injeção eletrônica.

De acordo com proprietários e imprensa especializada uma das maiores qualidades da Classic 500 era seu calcanhar de Aquiles, seu motor de 500cc mesmo que robusto e econômico vibrava muito acima dos 100km/h.

Porém a questão de vibração da Classic 500 não é uma exclusividade dela, é característica típica de projetos monocilindricos mais antigos.

Ficha técnica da Royal Enfield Classic 500

Motor

  • Cilindradas: 499cm³, Mono cilindro, 4 tempos, refrigerado a ar, OHV
  • Taxa de compressão: 8,8:1
  • Diâmetro x Curso: 84 mm x 90 mm
  • Arrefecimento: Ar sem radiador de óleo
  • Combustível: Apenas gasolina
  • Alimentação: Injeção eletrônica por bomba elétrica
  • Potência: 27,2 cv a 5250 rpm
  • Torque: 4,2 kgf.m a 4000 rpm
  • Partida: Elétrica e Pedal
  • Transmissão: 5 marchas

Suspensão

  • Dianteira: Garfo telescópico com tubos de 35 mm, curso de 130 mm
  • Traseira: Amortecedores duplos à gás, ajuste de pré-carga, curso de 80 mm

Freios

  • Dianteiro: Disco único de 280 mm, pinça com 2 pistões
  • Traseiro: Disco único de 153 mm com pinça de 1 pistão na traseira.

Dimensões

  •  Peso seco: 190 kg
  •  Peso com óleo e combustível:  —
  •  Comprimento: 2.140 mm
  •  Largura: 790 mm
  •  Altura total: 1.090 mm
  •  Altura assento solo: 800 mm
  •  Distância do solo: 135 mm
  •  Distancia entre eixos: 1360 mm

Pneus e Roda

  • Pneu dianteiro: 90/90 – 19 com câmara.
  • Pneu traseiro: 110/80 – 18 com câmara.

Capacidades

  •  Tanque: 13,5 litros Litros com reserva (Reserva de 2,9 Litros)
  •  Carga máxima: 200 Kg

Outras informações

  • Chassi: Berço duplo em aço

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