7 Dicas para andar de moto na chuva

6 Dicas para Andar de Moto na Chuva

Com as condições climáticas imprevisíveis, é importante saber como conduzir uma moto de forma segura durante a chuva, principalmente quando falamos dos meses onde há um aumento das suas ocorrências. 

A chuva pode ser um desafio para os motociclistas, mas existem medidas que podem ser tomadas para minimizar os riscos e chegar ao destino com segurança.

1 Reduza a velocidade

A primeira coisa a ser feita é reduzir a velocidade. A superfície da estrada fica mais escorregadia quando está molhada, aumentando o tempo de reação e o tempo de frenagem. 

É importante entender ao andar de moto na chuva que principalmente nos primeiros momentos toda a sujeira, óleo, diesel, gasolina que vazou de veículos que se encontra no asfalto irá sair, principalmente quando falamos de chuvas mais fracas, o que torna o asfalto mais escorregadio e perigoos.

Reduza a velocidade para que você tenha mais tempo para reagir a qualquer imprevisto na estrada.

2 Use trajes adequados

Um equipamento adequado é fundamental para uma viagem segura na chuva. Use uma capa de chuva para proteger suas roupas e mantê-lo seco, além de um capacete com viseira para proteger seus olhos da água e vento. Mantenha-se quente e seco, para que você possa se concentrar na condução.

Além das capas de chuva também existem jaquetas feitas de materiais especiais impermeáveis e que conseguem te manter protegido, ou em caso de chuvas de verão com uma temperatura agradável no corpo.

3 Mantenha uma distância de segurança

A distância de frenagem é maior na chuva, portanto, mantenha uma distância de segurança maior dos veículos à sua frente. Isso dará mais tempo para reagir e frear se necessário.

Veja também: Buscando uma Moto Usada? Veja Estas Dicas Importantes

4 Fique alerta aos condutores de carros

Os condutores de automóveis às vezes têm dificuldade em enxergar motociclistas na chuva, então fique alerta e fique visível. Evite pontos cegos, acenda o farol da moto e não apenas a luz de posicionamento ou lanterna.

5 Evite mesmo os pequenos alagamentos

Dicas para andar de moto na chuva

Pequenos alagamentos, ou mesmo poças não são uma boa ideia para quem está andando de moto, para alguns pode ser “divertido”, ou “inevitável”, mas no caso das poças a moto pode passar pelo fenômeno da aquaplanagem, onde você perde toda a aderência do pneu com o asfalto. 

No caso dos “pequenos alagamentos” nunca se sabe sua real extensão e profundidade, por isso evite, pois principalmente o contato do motor, ou no caso de entrada de água pelo escapamento do veículo pode ocasionar danos, visto que a água estará em excesso em contato com as partes mecânicas, em alguns casos chegando à elétrica.

6 Aprenda a equilibrar a moto

Parece básico, afinal todo mundo precisa saber equilibrar a moto para andar, mas não dessa forma, andar na chuva demanda de uma noção diferente de pilotagem.

Conduzir na chuva pode ser um desafio, mas é importante aprender a equilibrar a moto. Se a moto começar a derrapar, mantenha-a reta e não tente frear bruscamente. Em vez disso, ajuste a velocidade e mantenha o equilíbrio da moto.

Conclusão

Conduzir uma moto na chuva pode ser desafiador, mas com as medidas adequadas, você pode chegar ao seu destino com segurança. Mantenha uma velocidade reduzida, use equipamentos adequados, mantenha uma distância de segurança, fique alerta aos condutores de automóveis, evite águas profundas e aprenda a equilibrar a moto. Seguindo essas dicas, você pode minimizar os riscos e ter uma viagem segura na chuva. Lembre-se de sempre priorizar a segurança e ajustar sua condução conforme as condições climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *