Antes da CG: Primeiras Motos da Honda no Brasil

Desde a sua fundação em 1949, a Honda se tornou uma das marcas mais reconhecidas no mundo da moto. 

No Brasil, a primeira moto da Honda começou a ser vendida no final dos anos 1960, revolucionando o mercado com seus modelos de 50, 65 e 90cc. 

Antes disso, muitas das motos de baixa cilindrada eram equipadas com barulhentos motores 2 tempos, cujo funcionamento exigia a adição de óleo à gasolina.

A Primeira Fábrica da Honda no Brasil

Em 1976, a Honda abriu sua primeira fábrica de motos no Brasil, localizada em Manaus, Amazonas. 

Para entender a razão da escolha desse local, precisamos retroceder no tempo até 1971, quando o governo brasileiro proibiu as importações de motos. 

Não podia faltar ela, apesar do título, não temos como falar da marca sem falar da sua campeã de vendas, a CG 125, conhecida em alguns lugares como: CG Bolinha, ou então “Abobrinha” devido ao formato do seu tanque.

A Honda encontrou na fábrica de Manaus a solução para o mercado nacional, produzindo desde então a Honda CG, que é fabricada até hoje.

A Primeira Moto da Honda a Rodar no Brasil

Honda R 125, a primeira moto da marca a rodar pelo Brasil.

Mas antes da fábrica em Manaus, a primeira moto da Honda a rodar em solo brasileiro foi a R125, que chegou no Brasil em 1954 para competir na primeira corrida internacional da marca japonesa. Curiosamente, este modelo está desaparecido há 67 anos.

A Honda CBX 750K: A Primeira Moto de Quatro Cilindros Vendida no Brasil

CBX 750K, a “7 Galo”, primeira moto 4 cilindros fabricada no Brasil.

Apesar do sucesso da linha CB 400 e 450 na primeira metade da década de 1970, a Honda CBX 750K é quem mais se destaca por ser a primeira moto de quatro cilindros vendida pela Honda no Brasil

Em 1980 o Modelo passa pela atualização para a CBX 750F, carenada e mais moderna, e em 1986, as primeiras unidades do modelo foram importadas pela Honda com uma autorização especial do governo e chegaram às lojas custando mais do que um Chevrolet Opala Diplomata, um dos automóveis mais caros da época.

Conclusão

Um dos motivos de ter tornado a Honda líder de mercado nacional foi o fato de ter chegado no momento correto e conseguir ter uma infraestrutura que fornece um bom suporte aos proprietários da sua marca. 

Não atoa mesmo com as atualizações e mudanças, o modelo CG ainda sobrevive no mercado como uma das motos mais vendidas do Brasil ano a ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *