Sumário
A Honda CB 450 é uma moto produzida pela marca japonesa que teve uma longa história e diversas versões. Lançada inicialmente em duas versões, Esporte e Custom, a moto ganhou diversas outras versões, incluindo a versão limitada CB 450 Nelson Piquet, inspirada na equipe Williams de Fórmula 1.
Honda CB 450: as primeiras versões
A CB 450 foi lançada em duas versões: Esporte e Custom. As diferenças entre as versões eram pequenas, como a altura do guidão, mas a moto agradou ao público e dois anos depois, em 1986, já havia cinco versões em produção, incluindo a versão policial. A versão mais valorizada atualmente pelos colecionadores é a CB 450 Nelson Piquet, que reproduzia as cores e grafismos da equipe Williams-Honda, com a qual o piloto brasileiro se sagrou campeão mundial de Fórmula 1.
Honda CB 450E Nelson Piquet
A versão limitada CB 450 Nelson Piquet foi lançada entre maio e junho de 1986 e chegou nas cores da equipe Williams de Fórmula 1.
O motor, rodas e suspensões tinham acabamento em preto semi-fosco. Além disso, as motos eram numeradas e acompanhadas de uma réplica do capacete do bicampeão mundial de Fórmula 1.
Veja também: Manual Honda CB 450 DX
Honda CBR 450
Em setembro de 1989 surgiu a sua quase sucessora, a CBR 450. Com quadro de perfil retangular, rodas de 17 polegadas e pneus mais modernos, e motor levemente preparado, com 46,3 cv a 8.500 rpm. A partir daí, apenas as cores e grafismos mudavam a cada ano, até que a Honda interrompeu sua produção em 1994.
A CB saiu como modelo 1994 e a CBR como modelo 1995, e ambas foram substituídas pela CB 500, um projeto de moto totalmente novo.
Ficha Técnica Geral da Honda CB 450
- Motor: 4 tempos, 2 cilindros, cilindrada de 447 cm³ e arrefecimento a ar e óleo.
- Potência máxima: 43,3 cv a 8.500 rpm.
- Torque máximo: 4,3 kgf.m a 6.500 rpm.
- Alimentação: carburada.
- Partida: elétrica.
- Transmissão: 6 marchas.
- Suspensão dianteira: telescópica, curso 140 mm.
- Suspensão traseira: Duplo amortecedor, curso 97 mm
Nas versões DX a CB 450 possuía freio a disco nas duas rodas e nas versões TR Freio à disco na traseira.