Aumento das vendas de motos no Brasil

Explosão nas Vendas de Motos Ultrapassa o Mercado Automotivo em 2023

As vendas de motos estão passando por um crescimento vigoroso em 2023 e já superaram as vendas de automóveis particulares no acumulado do ano, segundo dados divulgados recentemente pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). O mês de maio foi particularmente positivo para o setor de motocicletas, estabelecendo um marco notável na indústria.

Impulsionando a Venda de Motocicletas

No mês passado, foram comercializadas 161,4 mil motocicletas, uma ascensão de 21% em comparação com o mesmo período de 2022 e um aumento de 33,5% em relação a abril. Este aumento significativo reflete um crescimento robusto e contínuo na demanda por motocicletas.

Por outro lado, as vendas de veículos tiveram uma queda de 5,6% na comparação anual, com consumidores à espera da redução dos preços de carros até R$ 120 mil.

Mercado Automotivo em Queda

As concessionárias têm expressado preocupação com a queda prevista nas vendas de carros nos primeiros dias de junho, instando o governo federal a agilizar a redução dos impostos que reduzirão os preços dos carros.

A comercialização de motocicletas (161,4 mil) ultrapassou as vendas de automóveis particulares (127,5 mil) em maio. No total do ano, já são 639,4 mil motocicletas vendidas (um aumento de 24%), contra menos de 600 mil carros.

A Popularidade da Moto: Delivery e Economia

Este resultado demonstra não apenas a desaceleração nas vendas de automóveis, mas também a expansão dos serviços de entrega (delivery) e a preferência dos consumidores por veículos mais econômicos e mais baratos em termos de consumo de combustível.

“Muitos têm optado por motocicletas em substituição ao automóvel, devido à economia de combustível e ao preço de aquisição mais baixo”, declara José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.

Apesar do cenário desafiador do crédito, a demanda por motocicletas continua alta, com os consumidores absorvendo o que a indústria produz. A era das motos, portanto, parece estar a todo vapor e 2023 pode marcar o início de uma nova tendência na indústria automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *