Uma dúvida que surge mesmo entre os motociclistas mais experientes é quando o motor começa a ficar mais cansado e fumando, o que fazer? Muitos sugerem colocar aquele famoso “melzinho” que é um óleo de maior viscosidade, e aí surge a pergunta “colocar óleo mais grosso estraga o motor?”
Aqui vamos entender melhor sobre este assunto e sobre os riscos e se utilizar um óleo mais grosso no motor da moto mesmo cansado.
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Motor fumando por conta do tempo
Existe uma tendência de conforme os motores fiquem mais rodados comecem a desgastar seus componentes, principalmente os de vedação: anéis, guias de válvula, juntas e etc.
Muitas dessas vedações impedem que o óleo se misture com a gasolina, ao ficarem gastas o motor começará a misturar ambos gerando aquela “fumaça azulada”.
O primeiro conselho de muitas pessoas é usar óleos mais viscosos, ou mesmo os produtos que prometem aumentar a viscosidade do lubrificante e fazer com que o motor pare de fumar.
Mas utilizar um óleo mais grosso ou de maior viscosidade ajuda mesmo o motor a parar de fumar? Pode ser benéfico?
Os motores são projetados para rodar com uma margem de viscosidade de óleos que variam conforme a temperatura do ambiente, por isso há veículos que podem receber, por exemplo, um óleo 15w30 em climas mais frios, e um 20w50 em climas mais quentes.
Porém existe um limite para essa viscosidade, ao utilizar um óleo muito mais viscoso, ou mesmo produtos que aumentam esta viscosidade começamos forçando mais ainda a bomba de óleo que já está cansada.
Além disso o uso destes produtos não danifica somente a bomba de óleo, mas também as juntas, vedações, e orings que já estão desgastados, afinal este óleo mais viscoso vai gerar mais pressão dentro do sistema do motor.
Esta é uma pergunta que a resposta é o famoso “tudo depende”, mas calma, esse tudo depende pode variar do estado que seu motor está.
No caso de motores com uma quilometragem não tão elevada pode bastar uma troca de guia de válvulas ou mesmo anéis sem a necessidade de uma retífica completa e o motor durar mais alguns longos km.
Quando utilizamos um óleo de maior viscosidade no motor, ou produtos que o deixem mais grosso podemos gerar um dano maior e o barato acaba saindo mais caro, por isso é importante sempre avaliar com seu mecânico de confiança.
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