Customização de Motos: 5 Principais Estilos

Um assunto que tem se tornado cada vez mais popular é a customização de motos, principalmente com o acesso à internet nos anos 2000, e cada vez mais referências de fora isso tem se tornado cada vez mais popular.

Motos customizadas tem se tornado cada vez mais vistas nas ruas principalmente das grandes cidades, logicamente que esse é um movimento que vem de muitos anos inclusive de uma geração que não teve contato com a internet.

Muitas vezes ao falar de motos customizadas, ou customizações inclusive há toda uma geração que se lembra do clássico filme Easy Rider de 1969, com duas lindas chopper que fizeram a cabeça de muita gente. Ou então das motos clássicas de Steve MCqueen nas décadas de 60 e 70.

Apesar do Clichê, muita gente tem na cabeça ainda Easy Rider como a principal referência principalmente quando falamos de chopper.

De uma simples troca de guidão, a uma reformulação completa da moto há vários tipos de customização de motos, inclusive existem modelos que já vem “customizados de fábrica” de marcas como Harley Davidson, Royal Enfield e Triumph.

Veja também: Principais estilos e denominações de motos

O que pode ser considerado Moto Customizada?

Muita gente considera uma moto customizada, por exemplo, uma cruiser (Custom) que recebeu um seca suvaco, e um sissy bar, já outras pessoas consideram que para ganhar este título o modelo precisa passar por mudanças radicais.

A verdade é não haver 100% de concordância sobre o assunto, mas o fato que desde uma troca de um estilo de seta, retrovisor, até peças mais visíveis como um tanque já pode ser considerado uma customização.

E para todo mundo que deseja ter, ou tem uma moto customizada é difícil muitas vezes definir em qual estilo sua máquina está, e aqui vamos explicar os 10 principais estilos que podem te ajudar a indentificar o rumo para o seu projeto.

Os principais Estilos de Customização de Motos

Existem estilos de customização de motos já bem definidos que podem auxiliar você em seu projeto para seguir de forma mais coesa com o visual da sua moto, e fazer com que você chegue ao final do projeto sem surpresas.

Aqui separamos os 10 principais estilos de customização, aqueles mais populares que possuem derivações mas que no geral são o “norte” para muitos projetos.

1. Chopper

O estilo de customização de motos mais conhecido e popular, inclusive graças ao filme Easy Rider, e programas como o American Chopper, onde vemos motos normalmente vindas de plataformas Harley Davidson (nada impede de ser feito em outras plataformas).

Uma moto customizada no estilo chopper andando na terra
Uma clássica moto customizada no estilo chopper rabo duro

A origem do nome Chopper vem da onomatopeia do som de corte nos estados unidos que é “chop chop”, visto que essas motos passam por mudanças drásticas no quadro.

Para definirmos uma chopper precisamos entender que a moto customizada neste estilo precisa passar por 5 principais alterações:

  1. Garfo alongado
  2. Ângulo de Caster modificado
  3. Cores chamativas normalmente acompanhada de grafismos
  4. Guidão alto

Quando falamos das Chopper existem variações destas motos, dos tipos de customização mais clássica ao mais moderno, mas no geral seguem o passo a passo acima.

2. Café Racer

Entre os estilos de motos customizadas um dos que vem se tornando cada vez mais popular são as Café Racer, que transformam motos do dia-dia em “máquinas de corrida”.

Este estilo de customização de motos ficou muito popular nas décadas de 50 e 60, o nome café racer surgiu das corridas cujo as linhas de chegadas e partidas eram em “cafés”.

Estilo simples, focado em deixar a moto o mais leve possível para andar ao máximo, na foto vemos uma Continental GT da Royal Enfield, uma Cafe Racer customizada de fábrica.

Por padrão as Cafe Racer além de passar pela customização visual também são motos customizadas em termos de performance.

Hoje em dia existem alguns modelos café racer, principalmente vindos de fabricantes que não passam pela preparação, mas que possuem todo o visual e o estilo destas motos.

3. Bobber

Esse é um estilo derivado das choppers, surgido nos Estados Unidos no pós-guerra, mais ou menos no mesmo período que as chopper.

Ao ter contato com as motos europeias durante o período da segunda guerra, os soldados americanos pegavam as pesadas Harley Davidson da época e saíam “arrancando” peças.

Uma triumph customizada no estilo bobber, este é um modelo que vem de fábrica, porém que pode passar ainda por boas customizadas.

De carenagens, para-lamas, até mesmo algumas alterações estéticas, as motos customizadas no estilo bobber não passam por alterações tão radicais quanto as choppers, apesar de haver em alguns casos, por exemplo, a alteração do quadro.

Em muitos casos, por padrão, as bobber também ganhavam rodas do mesmo diâmetro e largura tanto na traseira quanto na dianteira.

Mas o mais importante quando falamos de uma customização de moto neste estilo falamos de remover tudo que é “supérfulo”.

A origem do nome Bobber vem de um termo onde os treinadores de cavalos encurtavam os rabos dos animais que se falava “to bob”.

4. Rat Bike

Olhando a um primeiro momento você se pergunta se realmente é uma “moto customizada”, mas sim, as rat bikes tem um “visual podre” porém proposital.

As rat bikes são motos que passam por uma customização que começa com muita ferrugem proposital, e uma cara de “moto velha e mal cuidada”.

Rat Bikes, onde o estilo não está na moto ser “bonita” da forma tradicional.

É importante ressaltar que apesar do “visual podre” existe um cuidado ao montar uma rat bike para não serem afetados componentes de segurança ou estruturais.

O estilo “rat” é mais comum nos carros antigos, nas motos é um movimento que se popularizou mais recentemente, e por incrível que pareça não é dos mais simples.

Veja também: Suzuki Intruder 125 customizada: Ideias para o seu projeto

5. Scramblers

Datada dos anos 40 as scrambler remetem a clássica Triumph TR5 Trophy, que surpreendeu o mundo por ser uma speed twin de suspensão alta e pneus cravados.

Uma moto customizada no estilo scrambler no deserto
Uma moto scrambler, porém neste caso já feita sobre uma plataforma trail.

O nome scrambler traduzido literalmente seria algo como “mexido”, ou então “remexido”, basicamente se pegam mtos street, ou speed, se colocam uma suspensão mais alta, pneus cravos, e com um visual mais limpo para encarar a terra.

Principalmente no Brasil este tipo de customização acaba sendo feita em motos como: CB 400, CB 450, Honda CG, Suzuki Intruder, entre outros modelos focados para o uso no asfalto.

Gostou deste conteúdo? Achou que faltou alguma coisa? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *