Sumário
A Yamaha XTZ 250 Lander, produzida entre 2007 e 2015, é uma motocicleta que se destaca no segmento on/off-road. Com um design versátil e robusto, ela conquistou entusiastas de motociclismo por sua performance tanto em estradas pavimentadas quanto em trilhas.
O modelo foi o segundo da Yamaha do Brasil a possuir injeção eletrônica. herdando a mecânica de sua irmã de plataforma a Fazer 250 e compartilhando com a Tenéré 250
Neste artigo, vamos mergulhar nos detalhes técnicos desta máquina, explorando suas especificações e avaliando sua performance ao longo dos anos.
Motor e Performance
A XTZ 250 Lander é impulsionada por um motor de 4 tempos, 1 cilindro, com disposição vertical. Este motor é equipado com 2 válvulas por cilindro, OHC/SOHC, e um sistema de cárter úmido. Com uma refrigeração a ar, ele garante uma operação eficiente e de baixa manutenção. A capacidade cúbica de 249,45 cm³, combinada com um diâmetro x curso de 74 mm x 58 mm e uma taxa de compressão de 9,8:1, oferece uma potência máxima de 20,9 cv a 8.000 RPM e um torque máximo de 2,1 kgf.m a 6.500 RPM. Essas características resultam em uma resposta rápida do acelerador e uma condução agradável tanto em trajetos urbanos quanto rurais.
Alimentação e Sistema Elétrico
A moto possui um sistema de injeção eletrônica para alimentação, o que assegura uma combustão eficiente e um consumo equilibrado. O tanque de combustível comporta 11 litros, com reserva de 4,3 litros, proporcionando uma boa autonomia. No que diz respeito ao sistema elétrico, a XTZ 250 Lander vem com uma ignição TCI e partida elétrica, além de uma bateria de 12V 6Ah selada, garantindo confiabilidade no arranque em diferentes condições climáticas.
Transmissão e Estrutura
A transmissão da XTZ 250 Lander é composta por uma embreagem multidisco banhada a óleo e um câmbio manual sequencial de 5 velocidades, proporcionando trocas suaves e precisas. A moto tem uma relação de redução final de 39/13 e a transmissão final é feita por corrente, com 108 elos e passo de 520.
O quadro da moto é um tubular de berço semi-duplo em aço, garantindo resistência e durabilidade. As dimensões gerais da moto incluem um comprimento de 2.125 mm, largura de 830 mm, e altura de 1.180 mm. Com uma distância mínima do solo de 275 mm e entre eixos de 1.390 mm, a moto oferece estabilidade e manobrabilidade, adequadas para diferentes tipos de terreno.
Suspensão e Rodas
A suspensão dianteira do modelo é um garfo telescópico com curso de 240 mm, enquanto a traseira conta com um monochoque com Link e curso de 220 mm. Ambas proporcionam um equilíbrio entre conforto e capacidade de resposta em terrenos irregulares. As rodas são de aço raiado, com 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, equipadas com pneus 80/90 21 48 S com câmara na dianteira e 120/80 18 62 S com câmara na traseira.
Sistema de Freios
O sistema de freios da Yamaha XTZ 250 Lander conta com um disco simples ventilado de 245 mm na frente e um disco ventilado de 203 mm atrás. Apesar de não possuir ABS, os freios oferecem uma frenagem eficiente e segura, o que é crucial tanto em estradas quanto em trilhas.
Preços e Seguro
O preço médio de mercado para a XTZ 250 Lander variou ao longo dos anos, começando em R$ 10.680,38 para o modelo 2007 e chegando a R$ 16.596,32 para o modelo 2015. Quanto ao seguro, os valores também oscilaram ao longo dos anos, sendo importante lembrar que podem variar de acordo com o perfil do segurado.
Conclusão
A Yamaha XTZ 250 Lander provou ser uma motocicleta confiável, versátil e eficiente, adequada tanto para o uso diário quanto para aventuras off-road. Com uma ficha técnica robusta, ela se mantém como uma opção atrativa no mercado de motos usadas.
Ao considerar a aquisição de uma XTZ 250 Lander, é importante verificar não apenas o preço e o custo do seguro, mas também a manutenção e a disponibilidade de peças. Como uma moto que atende a uma ampla gama de motociclistas, desde iniciantes até os mais experientes, a Yamaha XTZ 250 Lander se destaca como uma escolha sólida para quem busca qualidade, desempenho e versatilidade.
À partir de 2016 o modelo passa por um facelift que muda totalmente sua aparência além de tornar o modelo uma substituta para a ténéré 250.
Ficha Técnica da Yamaha XTZ 250 Lander (2007-2015)
Motor
- Tipo de Motor: 4 tempos, 1 cilindro, disposição vertical
- Válvulas por Cilindro: 2 válvulas
- Comando de Válvula: OHC / SOHC
- Sistema de Lubrificação: Cárter úmido
- Refrigeração: A ar
- Capacidade Cúbica: 249,45 cm³
- Diâmetro x Curso: 74 mm x 58 mm
- Taxa de Compressão: 9,8:1
- Potência Máxima: 20,9 cv a 8.000 RPM
- Torque Máximo: 2,1 kgf.m a 6.500 RPM
- Marcha Lenta: 1.400 RPM +/- 100
Capacidades
- Óleo do Motor (Total): 1,55 litros
- Combustível: Gasolina
- Tanque de Combustível (Incluindo Reserva): 11 litros
- Reserva de Combustível: 4,3 litros
Sistema Elétrico
- Ignição: TCI
- Partida: Elétrica
- Bateria: 12V 6Ah selada
- Faróis: 55/60W H4 x 1
Transmissão
- Embreagem: Multidisco banhada a óleo
- Câmbio: Manual sequencial de 5 velocidades
- Redução Final: 39/13
- Transmissão Final: Por corrente
- Quantidade de Elos da Corrente: 108 elos
- Passo da Corrente: 520
Quadro
- Tipo de Quadro: Tubular de berço semi-duplo em aço
Dimensões
- Comprimento: 2.125 mm
- Largura: 830 mm
- Altura: 1.180 mm
- Distância Mínima do Solo: 275 mm
- Distância entre Eixos: 1.390 mm
- Caster: 26,3º
- Trail: 103 mm
- Altura do Assento: 875 mm
- Peso Seco: 120 kg
- Peso em Ordem de Marcha: 143 kg
Suspensão
- Suspensão Dianteira: Garfo telescópico, curso de 240 mm, sem ajustes
- Suspensão Traseira: Monochoque com Link, curso de 220 mm, sem ajustes
Rodas e Pneus
- Roda Dianteira: Aro de aço, raiada, 21 polegadas
- Roda Traseira: Aro de aço, raiada, 18 polegadas
- Pneu Dianteiro: 80/90 21 48 S com câmara
- Pneu Traseiro: 120/80 18 62 S com câmara
Freios
- Freio Dianteiro: Disco simples ventilado, de 245 mm, pinça de 2 pistões, sem ABS
- Freio Traseiro: Disco ventilado, de 203 mm, pinça de 1 pistão, sem ABS
Categoria
- Tipo: On / Off Road