Sumário
A Honda CB 600F, conhecida como Hornet na Europa e 599 nos Estados Unidos, é uma motocicleta popular. Mesmo sendo classificada como uma moto “naked”, sem carenagem, ela ganhou o apelido de “streetfighter”. Ao longo dos anos, a Hornet 600 passou por ligeiras modificações até ser substituída pela CB 650F.
Gerações e Características Únicas
A primeira geração da CB 600F Hornet foi introduzida em 1998 com o código-modelo W. Sua segunda geração durou apenas dois anos, em 2005 (código-modelo F5) e 2006 (código-modelo F6).
Um dos destaques do seu design é o escapamento 4x2x1, localizado abaixo do banco, na lateral direita. Quanto à mecânica, a Hornet 600 apresenta uma versão recalibrada do motor CBR 600F da época.
Desempenho Impressionante e Design Agressivo
A CB 600F Hornet conquistou tanto os entusiastas de motos esportivas impressionados com sua velocidade máxima de mais de 200 km/h, quanto aqueles atraídos pelo seu design agressivo.
A ponteira do escapamento alta, saindo à direita da rabeta, era um destaque visual, chamando a atenção pela sua beleza e som característico.
Além disso, a moto oferecia um conjunto bem ajustado e um motor herdado da CBR 600RR, ligeiramente suavizado. O modelo de 2004 apresentava uma potência máxima de 96,5 cv, um desempenho realmente impressionante, quase o dobro da potência de outro sucesso da Honda, a CB 500.
Agilidade, Facilidade de Pilotagem e Consumo Eficiente
A Hornet também se destacava pela sua agilidade e facilidade de pilotagem, com um custo inferior ao de suas principais concorrentes. Outro aspecto que chamava a atenção era o seu consumo de combustível, considerado bom para uma motocicleta tão potente.
Especificações Técnicas da Honda CB 600F Hornet
- Categoria: Sport Naked
- Motor: Ciclo Otto, 4 Tempos
- Configuração: 4 cilindros paralelos
- Refrigeração: Líquida
- Cilindrada (diâmetro x curso): 599 cm³ (65 mm x 45,2 mm)
- Comando de válvulas: DOHC, 16 válvulas
- Alimentação / combustível: 4 carburadores Keihin CV Ø 34 mm – Gasolina
- Sobrealimentação: Não
- Taxa de compressão: 12:1
- Potência: 96,5 cv a 12.000 rpm
- Potência específica: 161,1 cv/litro
- Torque: 6,8 kgf.m a 10.000 rpm
- Relação peso/potência: 1,82 kg/cv
- Bateria: 12 V 6 Ah
- Ignição: TCI
- Partida: Elétrica
- Câmbio: Mecânico, 6 marchas
- Embreagem: Multidisco em banho de óleo
- Transmissão secundária: Corrente
- Quadro: Backbone em aço
- Suspensão dianteira: Telescópica, Ø 41 mm, 120 mm
- Suspensão traseira: Monoamortecedor regulável, 128 mm
- Freio dianteiro: Disco duplo, 296 mm, 2 pistões
- Freio traseiro: Disco simples, 220 mm, 1 pistão
- Pneu dianteiro: 120/70-17
- Pneu traseiro: 180/55-17
- Comprimento: 2.055 mm
- Altura: 1.070 mm
- Largura: 745 mm
- Entre-eixos: 1.419 mm
- Altura do assento: 790 mm
- Vão livre: 140 mm
- Peso seco: 176 kg
- Consumo médio: 17 km/l
- Tanque e autonomia: 17 L (289 km)
- Reservatório de óleo: 2,8 L
Conclusão
A Honda CB 600F Hornet é uma motocicleta naked conhecida por seu desempenho impressionante, design agressivo e facilidade de pilotagem. Com um motor potente e características técnicas bem ajustadas, a Hornet conquistou uma legião de fãs apaixonados por velocidade e estilo. Seja nas ruas ou nas estradas, a Hornet é uma opção atraente para os entusiastas de motocicletas de alto desempenho.