CB 600 F Ficha Técnica

Honda CB 600 F Hornet (até 2007): Ficha Técnica, História Modelo e mais

A Honda CB 600F, conhecida como Hornet na Europa e 599 nos Estados Unidos, é uma motocicleta popular. Mesmo sendo classificada como uma moto “naked”, sem carenagem, ela ganhou o apelido de “streetfighter”. Ao longo dos anos, a Hornet 600 passou por ligeiras modificações até ser substituída pela CB 650F.

Gerações e Características Únicas

A primeira geração da CB 600F Hornet foi introduzida em 1998 com o código-modelo W. Sua segunda geração durou apenas dois anos, em 2005 (código-modelo F5) e 2006 (código-modelo F6).

Um dos destaques do seu design é o escapamento 4x2x1, localizado abaixo do banco, na lateral direita. Quanto à mecânica, a Hornet 600 apresenta uma versão recalibrada do motor CBR 600F da época.

Desempenho Impressionante e Design Agressivo

A CB 600F Hornet conquistou tanto os entusiastas de motos esportivas impressionados com sua velocidade máxima de mais de 200 km/h, quanto aqueles atraídos pelo seu design agressivo.

A ponteira do escapamento alta, saindo à direita da rabeta, era um destaque visual, chamando a atenção pela sua beleza e som característico.

Além disso, a moto oferecia um conjunto bem ajustado e um motor herdado da CBR 600RR, ligeiramente suavizado. O modelo de 2004 apresentava uma potência máxima de 96,5 cv, um desempenho realmente impressionante, quase o dobro da potência de outro sucesso da Honda, a CB 500.

Agilidade, Facilidade de Pilotagem e Consumo Eficiente

A Hornet também se destacava pela sua agilidade e facilidade de pilotagem, com um custo inferior ao de suas principais concorrentes. Outro aspecto que chamava a atenção era o seu consumo de combustível, considerado bom para uma motocicleta tão potente.

Especificações Técnicas da Honda CB 600F Hornet

  • Categoria: Sport Naked
  • Motor: Ciclo Otto, 4 Tempos
  • Configuração: 4 cilindros paralelos
  • Refrigeração: Líquida
  • Cilindrada (diâmetro x curso): 599 cm³ (65 mm x 45,2 mm)
  • Comando de válvulas: DOHC, 16 válvulas
  • Alimentação / combustível: 4 carburadores Keihin CV Ø 34 mm – Gasolina
  • Sobrealimentação: Não
  • Taxa de compressão: 12:1
  • Potência: 96,5 cv a 12.000 rpm
  • Potência específica: 161,1 cv/litro
  • Torque: 6,8 kgf.m a 10.000 rpm
  • Relação peso/potência: 1,82 kg/cv
  • Bateria: 12 V 6 Ah
  • Ignição: TCI
  • Partida: Elétrica
  • Câmbio: Mecânico, 6 marchas
  • Embreagem: Multidisco em banho de óleo
  • Transmissão secundária: Corrente
  • Quadro: Backbone em aço
  • Suspensão dianteira: Telescópica, Ø 41 mm, 120 mm
  • Suspensão traseira: Monoamortecedor regulável, 128 mm
  • Freio dianteiro: Disco duplo, 296 mm, 2 pistões
  • Freio traseiro: Disco simples, 220 mm, 1 pistão
  • Pneu dianteiro: 120/70-17
  • Pneu traseiro: 180/55-17
  • Comprimento: 2.055 mm
  • Altura: 1.070 mm
  • Largura: 745 mm
  • Entre-eixos: 1.419 mm
  • Altura do assento: 790 mm
  • Vão livre: 140 mm
  • Peso seco: 176 kg
  • Consumo médio: 17 km/l
  • Tanque e autonomia: 17 L (289 km)
  • Reservatório de óleo: 2,8 L

Conclusão

A Honda CB 600F Hornet é uma motocicleta naked conhecida por seu desempenho impressionante, design agressivo e facilidade de pilotagem. Com um motor potente e características técnicas bem ajustadas, a Hornet conquistou uma legião de fãs apaixonados por velocidade e estilo. Seja nas ruas ou nas estradas, a Hornet é uma opção atraente para os entusiastas de motocicletas de alto desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *