ilustração de um motor de motos v8

3 Motos com Motor V8 que você precisa conhecer

Fala seus pilotos de teclado tudo bem com vocês sejam bem-vindos a mais um post do vivendo Duas Rodas E hoje vamos falar de motorzão.

Mas não falaremos dos famosos “quatro caneco” e muito menos dos 2 cilindros em V, mas o que vamos valar são de 3 motos com motor v8 que você precisa conhecer.

Estas motos são bem curiosas e bem interessantes, afinal existem modelos com os mais variados propulsores, e por isso pensamos em mostrar aqueles que não são tão conhecidos, as motos com motor v8.

Você também pode visualizar este conteúdo em vídeo em nosso canal do YouTube.

Curtiss V8

A moto com motor V8 de Glenn Curtiss no “Smithsonian Institution National Air and Space Museum”. Foto por: Mark Avino. [Scan from color transparency: 98-15440]

A Curtiss Aircraft foi uma fabricante de aviões no início do século passado, chegando a fazer alguns aviões da força aérea americana na segunda Guerra Mundial.

Porém seu fundador Glen Curtiss era apaixonado por motos, e criou a Curtiss V8, uma moto com um motor V8 de 4410cc, 40cv de potência a 1800rpm.

Era um motor flathead que desenvolvia uma velocidade final de 219km/h com um peso de 125kg, era uma moto extremamente leve basicamente com um chassi de bicicleta extendido e um enorme motor.

Esta moto foi fabricada no ano de 1906, não foi um modelo de alta produção, porém servia como demonstração de potencial para as futuras motos.

Com uma posição de pilotagem um tanto diferente a curtiss v8 ocupa um lugar especial sendo considerada a primeira moto com motor v8 registrada.

E para quem pensa que moto com eixo cardã é coisa moderna, este motor v8 mandava potência para a roda traseira através de um eixo simples, porém eficiente.

Moto Guzzi V8 (Ottocilindri)

Agora vamos falar sobre uma italiana conhecida por suas motos com motor v2 longitudinais, a Moto Guzzi, que fez uma moto com motor v8 para competições.

A Moto Guzzi V8 ou Otto, correu nos anos de 1955 a 1957, porém foi aposentada por causar inúmeros acidentes entre seus pilotos.

A otocilindri, era conhecida por este nome devido ao seu motor de 8 cilindros DOHC com 499 cilindradas, com 78cv a 12000RPm alcançava 275km/h.

Apesar de seu motor V8 este modelo da Moto Guzzi pesava apenas 148kg, sendo muito leve na pilotagem, porém era considerada uma moto difícil de “segurar na pista” mesmo para os pilotos mais experientes.

O Motor V8 da Moto Guzzi, ou conhecido como Ottocilindri (8 cilindros em italiano)

Esta moto foi criada pelo renomado designer italiano Giulio Cesare Carcano, que criou outros modelos íconicos da marca italiana, sendo responsável pela ideia dos motores longitudinais.

Honda CB800 V8

Nessa lista de motos com motor v8, encontramos um daqueles projetos feitos em casa que parecem ter saído de fabrica de tão bonitos.

Esta moto é uma CB 400 Four que teve seu bloco de motor modificado pelo seu proprietário, não há dados sobre potência, peso e etc.

Porém esta é uma moto bem interessante, se a Honda tivesse feito esta moto com motor V8 provavelmente hoje estariamos falando da lendária CB 800 com motor V8.

Conhece mais alguma moto com motor V8? Deixe nos comentários, e compartilhe estas curiosidades com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *