3 Erros que todo mundo comete na moto e podem causar prejuízo

Dar manutenção nas motos está cada vez mais caro, e estamos sempre buscando como aumentar a vida útil das peças para não ter que gastar com peças, certo?

Aqui vou te mostrar 3 erros que todo mundo comete e que parar com eles vai te fazer poupar muito dinheiro. 

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Andar/Ficar parado com a mão na embreagem 

Um dos erros mais comuns cometidos principalmente por motociclistas mais experientes.

Muitas vezes mesmo sem perceber, seja pelo cansaço ou por ser mais “prático”, porém você sabia que isso aumenta o desgaste?

Ao deixar as mãos na embreagem mesmo que apenas encostada você estará exercendo uma pressão e passando-a para o cabo, mas a prática mais prejudicial é durante as paradas em semáforos. 

Isso mesmo muitos ao pararem no semáforo deixam a embreagem apertada para sair “mais rápido”, ao fazer isso você estará forçando a embreagem da sua moto causando um desgaste acentuado das peças que a compõem.

Dependendo do estado ou nível de desgaste da sua embreagem você pode até mesmo sofrer um acidente caso ela escape.

Esquecer de verificar as correntes

 

Relação da Moto
Sim, não cuidar da corrente da sua moto pode ser um erro que pode te causar um prejuízo razoável.


A não ser que sua moto possua um motor OHV (o famoso “varetado”), um erro muito comum entre motociclistas mesmo experientes é não conferir as correntes a de comando (motores OHC), e corrente de relação. 

Muita gente ao trocar a relação simplesmente vai rodando com a moto até que precise trocar a próxima, mas principalmente para quem anda bastante em trechos urbanos é importante manter a corrente esticada.

Isso mesmo, de tempos em tempos você precisa dar uma esticada na corrente da relação da sua moto já que os dentes da relação vão se desgastando, ao fazer isso você aumenta a vida útil da sua relação, o ideal é verificar pelo menos de 15 em 15 dias, caso você rode todo dia com sua moto.

Já na manutenção da corrente de comando há alguns erros que muitos motociclistas cometem, já que muitos ou esquecem dela ou nem sequer sabem sem esta peça até que ela quebre e cause um dano maior.

Dependendo da sua moto de tempos em tempos é necessário trocar o esticador da corrente de comando que em muitas motos é uma peça de plástico, e após uma certa quilometragem trocar todo o kit de corrente e esticador.

Quando trocar a corrente de comando?

Muitos deixam para trocar quando a corrente estoura, o que pode ser perigoso, ou quando já está fazendo barulho, normalmente o manual da sua moto fará a indicação de quando realizar a troca. 

Andar sem calibrar os pneus da moto

Calibrar o pneu da moto é um cuidado importante
Independente do modelo ou estilo, andar de pneu murcho é um erro que pode custar caro.

Os pneus são parte importante da moto, afinal eles são os responsáveis por manter a moto rodando, a parte de conforto e economia de combustível.

Isso mesmo, rodar com os pneus descalibrados pode fazer com que o consumo de combustível da sua moto.

Ao rodar com os pneus murchos você aumenta sua área de aderência fazendo com que a moto precise de mais força para ganhar ou recuperar velocidade, além do mais acentua o desgaste do material do pneu o que faz com que você tenha que trocar mais cedo, já que vai ficar o famoso “pneu quadrado”. 

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