Ilustração de óleo de motor de carro e moto.

Cuidado! Óleo de Motor Adulterado e Falsificado no Mercado

Isso mesmo ao contrário do que muito se pensa, não existem apenas gasolina, etanol e diesel adulterados, de acordo com a ANP vem sendo encontrado no mercado grandes quantidades de óleo adulterado.

O que é a ANP?

A ANP é a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, esta foi criada em 1997 com o intuito de fiscalizar as vendas de derivados de petróleo, como gasolina, diesel, óleos lubrificantes, além dos biocombustíveis.

Ou seja a ANP é quem atesta quais produtos tem qualidade para entrar no mercado, além do mais ela é responsável por fiscalizar e multar postos que vendem combustíveis adulterados.

Os perigos do óleo adulterado

Como são feitos, ou os compostos que vão nestes lubrificantes de motor adulterados são desconhecidos e variam de acordo com o “fabricante”.

Mas no geral o uso deles ocasiona: lubrificação inadequada do motor, alta temperatura devido ao aumento do atrito entre as peças , além das famosas borras, levando à quebrado motor.

Como identificar o óleo adulterado antes de colocar no carro?

No geral não há um procedimento visual quanto ao lubrificante, mas sempre que você vai comprar, primeiramente compre de um local de confiança.

Além do local de confiança o mais importante é verificar se o óleo possui o selo da ANP, o selo da ANP contém todas as informações sobre o lubrificante, fabricante, e lote.

Caso você encontre um lubrificante adulterado sem o selo da ANP sendo vendido é importante denunciar, e a denuncia pode ser feita através do: 0800 970 0267 de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *