KTM Super Duke 1390 2024

KTM 1390 Super Duke R 2024: Adrenalina em Duas Rodas

A KTM, renomada fabricante austríaca de motocicletas, celebra os 30 anos da icônica linha Duke com o lançamento da revolucionária 1390 Super Duke R. Este modelo não é apenas uma evolução, mas uma verdadeira revolução no mundo das motos de alta performance.

Design Inovador e Tecnologia de Ponta

A 1390 Super Duke R apresenta um design arrojado, inspirado na nova 990 Duke, especialmente no seu grupo óptico dianteiro com luzes diurnas de LED. O perfil lateral mantém um ar de familiaridade com a antiga 1290, mas com um toque de modernidade que promete ser a nova identidade visual das Dukes.

Motorização e Performance

Motor VTWin KTM Super Duke 1390

O coração da 1390 Super Duke R é um motor V-twin de 1.350 cm³, uma evolução do motor da 1290 Super Duke. Com um diâmetro aumentado para 110 mm, este motor entrega uma potência impressionante de 190 cv a 10.000 rpm e um torque robusto de 145 Nm a 8.000 giros. A incorporação de um sistema de válvulas variáveis otimiza a distribuição de potência e torque, garantindo uma performance excepcional em todas as faixas de rotação.

Durabilidade e Manutenção

Pensando na durabilidade e na facilidade de manutenção, a KTM implementou melhorias significativas na 1390 Super Duke R. As verificações da folga das válvulas, por exemplo, agora são necessárias apenas após 60.000 km rodados, um avanço considerável em relação aos modelos anteriores.

Inovações Técnicas

A nova caixa de ar e os aceleradores mais curtos, juntamente com um sistema de ar comprimido redesenhado, proporcionam um fluxo de ar mais eficiente para o motor. As mudanças nas marchas, especialmente a sexta funcionando como um overdrive, também são dignas de nota, oferecendo uma experiência de pilotagem mais suave e eficiente.

Suspensão e Freios: Segurança e Controle

A suspensão da 1390 Super Duke R merece destaque. Na versão R, encontramos os novos garfos WP Apex de 48 mm totalmente ajustáveis, enquanto a versão Evo se beneficia de um sistema eletrônico de suspensão. Em termos de freios, ambas as versões estão equipadas com pinças de freio Brembo Stylema monobloco de quatro pistões, garantindo uma frenagem precisa e segura.

Eletrônica Embarcada

A eletrônica embarcada é outro ponto forte. A moto vem equipada com uma tela TFT de cinco polegadas, que além das informações habituais, mostra a pressão dos pneus e os modos de pilotagem. Os modos de pilotagem incluem ‘Rain’, ‘Street’ e ‘Sport’, com opções adicionais ‘Performance’ e ‘Track’. O modo anti-wheelie avançado é uma adição interessante, permitindo ajustes precisos na elevação da roda dianteira.

Recurso Inspirado na MotoGP

Um recurso digno de nota é a redução automática da pré-carga do amortecedor traseiro quando parado, inspirado nas largadas de MotoGP. Esse recurso promete melhorar significativamente as arrancadas, um detalhe que os entusiastas de velocidade certamente apreciarão.

Preço e Acessórios

Embora a KTM ainda não tenha anunciado os preços da 1390 Super Duke R e Evo, espera-se que estejam alinhados com a qualidade e as inovações que a moto oferece. A linha de acessórios “Powerparts” também estará disponível, permitindo aos pilotos personalizar a moto ao seu gosto.

A KTM 1390 Super Duke R não é apenas uma moto, é um marco na história da linha Duke. Com seu design inovador, tecnologia de ponta e performance inigualável, ela está pronta para redefinir o que esperamos de uma moto de alta performance. Seja para uso diário ou para aventuras em estradas, a 1390 Super Duke R promete uma experiência de pilotagem emocionante e inesquecível.

Ficha Técnica: KTM 1390 Super Duke R

  • Motorização
    • Tipo: V-twin
    • Cilindrada: 1.350 cm³
    • Diâmetro do Cilindro: 110 mm
    • Potência Máxima: 190 cv a 10.000 rpm
    • Torque Máximo: 145 Nm a 8.000 giros
    • Sistema de Válvulas: Válvulas variáveis
  • Transmissão
    • Tipo: Manual
    • Número de Marchas: 6 velocidades
    • Sexta Marcha: Funciona como overdrive
  • Suspensão
    • Dianteira: Garfos WP Apex de 48 mm totalmente ajustáveis (versão R)
    • Traseira: Sistema eletrônico de suspensão (versão Evo)
  • Freios
    • Dianteiros: Pinças de freio Brembo Stylema monobloco de quatro pistões
    • Traseiros: Disco único com pinça de pistão único
  • Eletrônica
    • Display: Tela TFT de cinco polegadas
    • Modos de Pilotagem: Rain, Street, Sport, Performance e Track (opcionais)
    • Sistema Anti-Wheelie: Ajustável
    • Conectividade: Porta de carregamento USB-C
  • Dimensões e Peso
    • (Informações específicas sobre dimensões e peso não fornecidas no artigo original)
  • Capacidades
    • Tanque de Combustível: (Informação não fornecida no artigo original)
    • Intervalo de Manutenção: Verificações da folga das válvulas a cada 60.000 km
  • Outras Características
    • Caixa de Ar: Nova, com aceleradores mais curtos
    • Sistema de Ar Comprimido: Redesenhado para fluxo de ar mais direto
    • Recurso de Pré-Carga do Amortecedor Traseiro: Redução automática quando parado (inspirado na MotoGP)
  • Preço
    • (Informação não fornecida no artigo original)
  • Acessórios
    • Linha “Powerparts” disponível para personalização

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