Ficha Técnica Kawasaki ZX-14R 2005 a 2011

Kawasaki ZX-14R (2005 a 2011) – Ficha Técnica e Análise Completa

A Kawasaki ZX-14R, produzida entre 2005 e 2011, é uma motocicleta que definiu uma era no mundo das duas rodas, combinando desempenho extremo, tecnologia avançada e design inovador. Esta análise detalhada visa explorar todas as facetas desta lendária moto hiper-sport, destacando suas especificações técnicas e características únicas que a tornaram uma escolha popular entre entusiastas e profissionais.

Motor e Performance

A Kawasaki ZX-14R é uma obra-prima da engenharia, equipada com um motor que é tanto uma façanha técnica quanto uma fonte de pura adrenalina para os entusiastas de motocicletas. Vamos mergulhar mais fundo nas características que fazem deste motor um ícone no mundo das supermotos.

Estrutura e Design do Motor

O motor de 4 tempos da ZX-14R é uma combinação perfeita de design moderno e tecnologia avançada. Seus 4 cilindros em linha são dispostos de maneira a otimizar o equilíbrio e a eficiência, resultando em uma distribuição de peso ideal e um centro de gravidade baixo. Cada cilindro possui 4 válvulas, permitindo uma respiração mais eficiente do motor, o que se traduz em melhor desempenho e maior eficiência de combustível. O sistema DOHC (Double Overhead Camshaft) aumenta ainda mais a precisão do timing das válvulas, garantindo que cada combustão ocorra com a máxima eficiência.

Capacidade Cúbica e Potência

Com uma impressionante capacidade cúbica de 1.352 cm³, a ZX-14R está no topo da categoria em termos de tamanho do motor. Essa grande capacidade cúbica permite que o motor produza uma potência máxima de 203 cv a 9.500 RPM. Esta potência elevada é um testemunho da capacidade da Kawasaki de extrair um desempenho excepcional de seus motores, colocando a ZX-14R em uma classe própria quando se trata de potência bruta.

Torque e Aceleração

O torque máximo de 15,7 kgf.m a 7.500 RPM é outro aspecto crucial do motor da ZX-14R. Esse alto nível de torque significa que a moto tem uma aceleração impressionante, capaz de sair da imobilidade e alcançar altas velocidades em um piscar de olhos. A entrega de torque é suave, mas assertiva, proporcionando uma experiência de pilotagem emocionante, mas controlável.

Taxa de Compressão e Eficiência

A taxa de compressão de 12:1 é ideal para um equilíbrio entre desempenho e eficiência. Uma taxa de compressão mais alta significa que o motor pode extrair mais energia de cada gota de combustível, resultando em maior potência sem sacrificar a eficiência do combustível. Esta taxa de compressão é um indicador claro do compromisso da Kawasaki em oferecer um motor que não é apenas potente, mas também refinado e sofisticado.

Resposta do Acelerador e Sensação de Pilotagem

A resposta imediata do acelerador é uma das características mais elogiadas da ZX-14R. O motor responde prontamente a cada comando do piloto, permitindo uma sensação de controle e precisão incomparáveis. Essa resposta direta é crucial para situações de pilotagem que exigem ajustes rápidos de velocidade, seja em estradas sinuosas ou em situações de ultrapassagem.

Refrigeração e Combustível

A ZX-14R utiliza um sistema de refrigeração líquida para manter o motor em temperaturas ótimas durante viagens longas ou em condições de alto desempenho. O sistema de alimentação é composto por injeção eletrônica com corpos de injeção de 44 mm, assegurando uma mistura eficiente de combustível e ar, resultando em uma combustão otimizada. O tanque de combustível de 22 litros oferece uma excelente autonomia, essencial para viagens longas ou uso intensivo.

Eletrônica e Ignição

A Kawasaki ZX-14R está equipada com um sistema de ignição TBCI com avanço digital, garantindo uma partida suave e um funcionamento confiável do motor em todas as condições. A bateria selada de 12V 14Ah fornece energia confiável para todos os sistemas eletrônicos, incluindo os faróis de 55W H7 x 4, que oferecem excelente visibilidade durante a noite.

Transmissão e Embreagem

A transmissão manual sequencial de 6 velocidades da ZX-14R permite ao piloto aproveitar ao máximo o potencial do motor, oferecendo engates precisos e uma experiência de pilotagem envolvente. A embreagem multidisco banhada a óleo assegura trocas de marcha suaves e uma entrega de potência consistente, enquanto a transmissão final por corrente é sinônimo de eficiência e durabilidade.

Quadro e Dimensões

O quadro monobloco em alumínio não só contribui para a estética agressiva da moto, mas também oferece uma excelente rigidez e manuseio ágil. As dimensões da ZX-14R incluem um comprimento de 2.170 mm, largura de 760 mm e altura de 1.170 mm, com uma distância entre eixos de 1.460 mm. Essas medidas, juntamente com um peso em ordem de marcha de 257 kg, proporcionam um equilíbrio ideal entre estabilidade e agilidade.

Suspensão e Rodas

A suspensão dianteira da ZX-14R consiste em um garfo telescópico invertido, com ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno, permitindo aos pilotos adaptar a moto às suas preferências e condições de condução. A suspensão traseira, um monochoque com link e amortecedor com reservatório de gás, oferece uma condução confortável e um controle excepcional. As rodas de liga leve de 17 polegadas, tanto na frente quanto atrás, equipadas com pneus sem câmara, oferecem uma excelente aderência e contribuem para a estabilidade da moto.

Freios

Os freios da ZX-14R são um ponto forte, com um duplo disco tipo margarida flutuante e ventilado de 310 mm na frente e um disco tipo margarida ventilado de 250 mm atrás. As pinças de montagem radial na frente garantem uma frenagem eficaz e uma resposta imediata, essenciais para a segurança em altas velocidades.

Análise Geral

A Kawasaki ZX-14R é uma máquina que captura a essência do motociclismo esportivo. Sua combinação de potência, tecnologia e design a torna uma das motocicletas mais desejadas em sua categoria. Apesar de não ser mais produzida, a ZX-14R continua a ser uma referência em performance e design, mantendo-se como uma escolha popular no mercado de motos usadas.

Ao longo dos anos, a ZX-14R passou por várias melhorias e refinamentos, mas sempre manteve a essência que a tornou uma lenda nas estradas. Seja para uso diário, viagens longas ou para a pura emoção de pilotar uma máquina de alto desempenho.

Ficha Técnica da Kawasaki ZX-14R (2005 a 2011)

  • Motor
    • Tipo de motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha
    • Válvulas: 4 válvulas por cilindro, DOHC
    • Cárter: Úmido
    • Refrigeração: Líquida
    • Capacidade cúbica: 1.352 cm³
    • Diâmetro x Curso: 84 mm x 61 mm
    • Taxa de compressão: 12:1
    • Potência máxima: 203 cv a 9.500 RPM
    • Torque máximo: 15,7 kgf.m a 7.500 RPM
    • Marcha lenta: 1.200 RPM +/- 100
  • Capacidade de Óleo
    • Com troca de filtro: 4 litros
    • Total: 4,3 litros
  • Combustível
    • Alimentação: Injeção eletrônica
    • Diâmetro do corpo da injeção: 44 mm
    • Tipo de combustível: Gasolina
    • Capacidade do tanque de combustível (incluindo reserva): 22 litros
  • Eletrônica
    • Ignição: TBCI com avanço digital
    • Partida: Elétrica
    • Bateria: 12V 14Ah selada
    • Faróis: 55W H7 x 4
  • Transmissão
    • Embreagem: Multidisco banhada a óleo
    • Câmbio: Manual sequencial de 6 velocidades
    • Redução final: 41/17
    • Transmissão final: Por corrente
  • Quadro e Dimensões
    • Tipo de quadro: Monobloco em alumínio
    • Comprimento: 2.170 mm
    • Largura: 760 mm
    • Altura: 1.170 mm
    • Distância mínima do solo: 124 mm
    • Distância entre eixos: 1.460 mm
    • Caster: 23º
    • Trail: 94 mm
    • Ângulo de esterço: 30º
    • Altura do assento: 800 mm
    • Peso em ordem de marcha: 257 kg
  • Suspensão
    • Dianteira: Garfo telescópico invertido (up-side-down), 43 mm de diâmetro, curso de 117 mm, com ajustes
    • Traseira: Monochoque com link e amortecedor com reservatório de gás, curso de 122 mm, com ajustes
  • Rodas e Pneus
    • Roda dianteira: Liga leve, 17 polegadas
    • Roda traseira: Liga leve, 17 polegadas
    • Pneu dianteiro: 120/70 17 ZR sem câmara
    • Pneu traseiro: 190/50 17 ZR sem câmara
  • Freios
    • Dianteiro: Duplo disco tipo margarida flutuante e ventilado, 310 mm, pinças de montagem radial, 2 pistões
    • Traseiro: Disco tipo margarida ventilado, 250 mm, pinça deslizante, 2 pistões
  • Categoria
    • Hiper sport

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