Honda CB 400 II: Ficha Técnica, História e Anos de Fabricação

A Honda CB 400 é considerada por muitos como a primeira grande moto produzida no Brasil, sendo uma verdadeira revolução na época de seu lançamento. Com um motor de 2 cilindros e 395cc, a CB 400 permitia aos seus usuários atingir velocidades surpreendentes para a época, além de contar com um torque elevado e dispensar trocas constantes de marcha.

Anos de Fabricação

A Honda CB 400 II foi fabricada pela primeira vez em 1983, sendo considerada uma versão mais luxuosa e avançada que a anterior. Contava com dois discos de freio na roda dianteira.

Este modelo derivou do modelo importado para o Brasil de 1980 até 1982.

Características da CB 400

A Honda CB 400 II tinha dimensões de 2095mm de comprimento, 765mm de largura e 1110mm de altura, cabendo confortavelmente 2 ocupantes. Além disso, contava com motor de 395 cm³ e potência de 40 CV, alcançando uma velocidade máxima de 160 km/h.

Sucesso no mercado brasileiro

Quando a CB 400 foi lançada no Brasil, ela imediatamente se tornou o novo objeto de desejo dos brasileiros. De acordo com o engenheiro japonês responsável pelo projeto de nacionalizar o modelo, Einosuke Miyachi, a primeira viagem deixou claro que o mercado exigia uma moto maior que 125cc e com características esportistas e descontraídas.

A Honda CB 400 II é uma moto clássica que marcou época e ainda é admirada por muitos fãs de motos. Com suas características avançadas para a época revolucionou o mercado brasileiro de motocicletas, tornando-se um verdadeiro ícone. Até hoje, a CB 400 é lembrada como uma das motos mais emblemáticas já produzidas no Brasil.

Ficha Técnica Completa da CB 400

  • Cilindrada: 395cc OHC 6 Válvulas
  • Tipo de Motor: 4 tempos
  • Arrefecimento: Ar e Óleo
  • Combustível: Gasolina
  • Potência Máxima: 40 cv a 9500rpm
  • Torque Máximo: 3,2 Kgf.m a 8000rpm
  • Transmissão: 6 marchas
  • Alimentação: Carburação Dupla
  • Suspensão dianteira: Telescópica hidráulica tipo “Cerianni”
  • Partida: Elétrica / Pedal
  • Ajuste da suspensão dianteira: Chassi: Tubular, tipo “Diamond”
  • Suspensão traseira: Amortecedores hidráulicos
  • Peso (seco): 176kg
  • Comprimento: 2095mm
  • Largura: 765mm
  • Altura: 1110mm
  • Distância entre Eixos: 1395mm
  • Pneu Dianteiro: 3.60 S19
  • Pneu Traseiro: 4.10 S18
  • Capacidade do tanque: 17 Litros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *