Himalayan 411 vs Lander 250 ABS 2022 – Comparativo Super Trunfo

fala pessoal tudo bem com vocês hoje é dia de Comparativo Super Trunfo da Himalayan 411 vs XTZ 250 Lander ABS, onde duas motos são comparadas por suas fichas técnicas.

É um comparativo simples, porém com informações e avaliações que podem até te ajudar na escolha de uma moto.

Então vamos lá, para o comparativo da Himalayan 411 2022 vs XTZ 250 Lander 2022, motos que estão competindo pelo mesmo nicho.

Você também pode ver este conteúdo em vídeo.

O Painel

O painel é uma parte importante quando fazemos o nosso comparativo super trunfo e aqui vamos falar dos painéis destas duas motos que tem diferenças e semelhanças.

Painel da Royal Enfield Himalayan 411 2022

O painel da Himalayan 411 é bem condizente com seu visual retrô, mesclando o visual analógico com o digital de uma maneira bem interessante.

Além do mais o modelo 2022 já conta com o sistema Tripper Navigator (pessoalmente diria que ficou com cara de “puxadinho”), porém de toda for é bem interessante.

A Royal Enfield colocou no painel da Himalayan vários elementos importantes como: conta-giros, velocímetro, mostrador de combustível, luzes de alerta, e um que não faria tanta diferença que é uma bússola digital que ao que tudo indica está lá para complementar o visual.

Além do mais você tem um display LCD que mostra a marcha, trip e quilometragem da moto.

Painel da Yamaha XTZ 250 Lander ABS 2022

Oposta a Himalayan da Royal Enfield, a Lander 250 conta com um painel completamente digital, condizente com seu visual que busca passar modernidade.

Este é um painel digital bem completo, porém é o mesmo há bastante tempo com poucas modificações, inclusive seria até bem interessante se tivesse um conta-giros analógico para sobrar mais espaço para outras informações.

Por se tratar até de um modelo pensado mais no offroad e urbano o painel da XTZ 250 Lander ABS é bem competente em mostrar as informações de maneira compacta.

Lander 250 vs Himalayan 411: Motor

Ambas possuem motores parecidos em termos de potência e torque, mas são bem diferentes em outros aspéctos e vamos listar abaixo.

Motor da Himalayan 411 2022 da Royal Enfield

O Motor da Himalayan 411 da Royal Enfield foi um projeto criado do zero pela marca, pensado em atender as normas de emissões e eficiências do mercado Europeu, mas com um visual retrô.

Motor da Royal Enfield Himalayan 411

Com uma potência de 24,4cv a 6500RPM e com torque de 3,2 kgf.m a 4250 rpm é um motor que entrega potência em rotações mais baixas.

Estas especificações ajudam a Himalayan 411 em termos de retomada mais rápida visto que a potência está em rotações mais baixas, característico do motor deste tipo de construção.

Além do mais é um motor OHC de construção bem simples, arrefecido a ar e óleo, com um radiador que pode auxiliar bastante em trajetos rodoviários mais longos evitando problemas de super aquecimento.

Diferente da Yamaha Lander também, este motor roda apenas na gasolina.

Inclusive o motor da Royal Enfield Himalayan passou recentemente por um remap, que todos os modelos 2022 já vem, corrigindo algumas questões ligadas ao nosso combustível, se tornando uma moto confiável.

Motor da Yamaha XTZ 250 Lander ABS 2022

O motor da XTZ 250 Lander ABS é um velho conhecido do mercado brasileiro que chegou em 2005 com a Yamaha Fazer, porém a versão atual conta com a tecnologia flex.

Motor da Yamaha Lander XTZ 250
Miotor da Yamaha XTZ 250 Lander, o velho conhecido do mercado nacional.

Estamos falando de um motor mais “girador”, ou seja alcança potência na gasolina de gasolina: 20,7 cv (8.000 rpm), etanol: 20,9 cv (8.000 rpm) e torque na gasolina/alcool 2,1 kgf.m a 6500rpm.

As diferenças de potência são mínimas de um combustível para outro, e existe uma diferença de 1,1kgfm de uma moto para outra.

Afinal estamos falando de motores de cilindradas diferentes, o que faz o motor da lander estar mais “proximo” de potência em relação ao da Himalayan é o fato de ser “mais girador”, porém faz com que ele demore mais para “acender” .

Sistema de Freio da Lander 250 vs Himalayan 411

Já que estamos falando de mecânica é importante citar a maior diferença entre as duas motos que é seu sistema de freios, sendo que a Yamaha lander possui um sistema de ABS simples vs o ABS de 2 Canais da Himalayan que pode prover mais segurança.

Visual: Himalayan 411 vs XTZ 250 lander ABS

Visualmente a Himalayan 411 vs a XTZ 250 Lander ABS são bem distintas, e antagônicas, o que torna elas opções bem interessantes para vários públicos.

Visual da Royal Enfield Himalayan 411 2022

A Royal Enfield Himalayan 411 possui um visual retrô e “bruto”, farol redondo, no lugar da carenagem os “protetores de aço”, o que dá a imagem de uma moto bem robusta e pronta para a aventura.

Com visual retrô e robusto a Royal Enfield Himalayan 2022 se tornou uma das queridinhas do mercado.

Além do visual robusto e retrô a moto possui também um para-brisa de fábrica dando a Royal Enfield Himalayan a imagem também de uma moto para a pista como as big trails que temos no mercado.

Cores da Royal Enfield Himalayan 2022: Pine Green, New Granite Black e Mirage Silve, Rock Red, Lake Blue e Gravel Grey.

Foto de Divulgação da Royal Enfield Himalayan Pine Green 2022
Uma das cores mais bonitas da Himalayan 2022, a Pine Green que é uma das mais marcantes.

Visual da Yamaha XTZ 250 Lander ABS

Visualmente falando a Lander pode ser chamada de “mini XT 660”, uma moto bem interessante com um visual bacana, apesar de ser um “facelift”.

Após a aposentadoria da XTZ 250 Ténéré a Lander ganhou banco em dois níveis e um novo visual, em seu modelo 2022 lembra um pouco mais a XT 660 que foi tirada de linha no Brasil em 2016.

A Yamaha do Brasil não tem arriscado muito em termos de visual na lander nos ultimos anos, porém é um modelo bonito e bem moderno, em termos de cores a marca também não ousa muito sendo elas: Azul, Dakar Areia e Black Eclipse

A cor mais “diferentona” da Lander 250, Dakar Areia, dá um visual bem interessante para a moto.

Qual escolher?

Você está buscando uma opção de moto e chegou até aqui, e quer saber qual escolher entre a Lander 250 ABS 2022 e a Himalayan 411 2022.

Em termos de preços as motos são bem próximas, sendo que a Lander quando foi escrito este artigo custa R$ 22.290,00 (preço de site), e a Royal Enfield Himalayan custa R$ 21.690,00 (preço de site).

Quanto a equipamentos a Himalayan fornece vários benefícios, pode ser uma boa opção, uma moto moderna apesar do visual retrô, e a Lander é uma moto com visual moderno, mas com mais tempo de mercado.

Para a melhor escolha recomendo fazer um test ride e sentir qual a que mais lhe agrada, porém se formos comparar em termos de fichas técnicas a Himalayan possui um melhor custo x benefício.

Para ajudar na decisão deixamos abaixo as fichas técnicas de ambas as motos.

Ficha Técnica Royal Enfield Himalayan 411

MOTOR

  • Tipo:Monocilindro, 411cc, Resfriado a ar, 4 Tempos, SOHC
  • Diâmetro x Curso:78mm x 86mm
  • Índice de Compressão:9.5:1
  • Potência Máxima:24.5 BHP(18.02 KW) @ 6500 RPM
  • Torque Máximo:32 Nm @ 4000-4500 RPM
  • Sistema de Ignição:Ignição Eletrônica Digital
  • Embreagem:Multidiscos banhados a óleo
  • Câmbio:5 marchas
  • Lubrificação:Cárter úmido
  • Sistema de Combustível:Injeção eletrônica de combustível
  • Partida:Elétrico

CHASSI

  • Tipo:Berço duplo desmontável
  • Suspensão Dianteira:Telescópica, 41 mm de diâmetro, 200 mm de curso
  • Suspensão Traseira:Monoamortecida com link, 180 mm de curso
  • Distância entre eixos:1465 mm
  • Distância do solo:220 mm
  • Comprimento:2190 mm
  • Largura:840 mm
  • Altura do Assento:800 mm
  • Altura total:1360 mm (com o para-brisa)
  • Capacidade do Tanque:15+/-0.5 lts
  • Peso:185 Kg

FREIOS E PNEUS

  • Pneu Dianteiro:90/90-21″
  • Pneu Traseiro:120/90-17″
  • Freios Frontais:Disco Brembo de 300mm de diâmetro
  • Freios Traseiros:Disco único de 240mm de diâmetro
  • ABS:ABS de duplo canal

Ficha Técnica XTZ Lander 250 ABS

MOTOR

  • Motor: 1 Cilindro 249cc SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
  • Diâmetro x Curso:74,0 mm X 58,0 mm
  • Potência (gasolina):20,7 cv (8.000 rpm)
  • Potência (etanol):20,9 cv (8.000 rpm)
  • Torque (etanol/gasolina):2,1 kgf.m (6.500 rpm)
  • Taxa de compressão: 9,8 : 1

SUSPENSÃO

  • Suspensão dianteira: Garfo telescópico 220 mm (suspensão) / 220 mm (roda)
  • Suspensão traseira: Balança traseira Monocross com link 65 mm (suspensão) / 204 mm (roda)

CHASSI:

  • Tipo de chassi: Berço Semi-Duplo
  • Distância entre eixos: 1385 mm
  • Altura do assento: 875 mm
  • Comprimento x Largura x Altura: 2150 mm X 820 mm X 1210 mm
  • Capacidade do tanque (reserva): 13,6L (4,1L)
  • Peso Líquido: 153 kg

FREIOS E PNEUS

  • Pneu dianteiro: METZELER 80/90 – 21M/C 48S TOURANCE
  • Pneu traseiro: METZELER 120/80 – 18M/C 62S TOURANCE
  • Freio dianteiro: Disco ABS 245 mm (Ø externo)
  • Freio traseiro: Disco hidráulico 203 mm (Ø externo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *