Yamaha RD 350 – Ficha Técnica E História

Aqui você encontra a ficha técnica e história da Yamaha RD 350, moto que povoou o imaginário de muitos jovens nos anos 70, 80 e 90.

Veja também nosso conteúdo em Vídeo sobre a RD 350, a Viúva Negra

Fabricada pela Yamaha de 1973 com sua fabricação encerrada em 1993 aYamaha RD 350 surgiu comouma evolução das DS7 e R5.

Aqui, você encontra várias informações importantes para conhecer melhor esta moto, a ficha técnica e a história da Yamaha RD 350, seja para uma tomada de decisão de compra, ou para conhecer mais.

A RD 350 fez sua fama durante os anos 70 devido ao seu motor que apesar de baixa cilindrada fornecia potência suficiente para bater de frente com uma rival maior a CB 750 (7 galo), por muitos anos gerando uma dúvida de qual era mais rápida.

Porém devido a sua grande potência, corpo leve, e pouco freio a RD 350 acabou ganhando o apelido de viuva negra. 

A RD 350 permaneceu igual de 1973 a 1979, porém seu projeto já sentia a idade

Apesar de seu relativo sucesso a RD 350 precisava de modernizações e no ano de 1980 a Yamaha trazia o modelo LC (Liquid Cooled) que era arrefecida a água, melhorando a eficiência do motor, e ganhava a válvula YPVS.

Além das correções de motor, para o ano de 1980 velho problema da falta de freio, além é lógico de um design parecido com o das irmãs de pista com discos duplos na dianteira e disco simples na traseira. 

Em 1980 a RD 350 LC fazia sua estreia porém ainda sem sua famosa carenagem que entraria apenas 5 anos depois, porém apresentava grandes evoluções.

Para o ano de 1985 a RD 350 ganha carenagens presas ao seu novo quadro diamond frame aumentando sua aerodinâmica e fornecendo uma melhoria ao arrefecimento graças ao radiador do motor.

A moto seguiu até o fim de sua linha em 1993 com o design com carenagem com algumas pequenas mudanças, povoando o imaginário das pessoas, já que apesar de ser uma moto pequena com seu design e sua potência rivalizava com motos com mesmo o dobro de sua cilindrada porém dotadas de motores 4 tempos.

Sua produção foi encerrada devido às novas normas de emissão de poluentes vigentes no país, que estes motores que realizavam a queima de óleo e combustível ao mesmo tempo, assim não conseguindo atender à essas novas regras.

Além disso outro fator importante que levou a Yamaha a desistir da produção deste modelo foi a abertura das importações que permitia a entrada de modelos mais modernos e concorrentes mais fortes no mercado, tornando mais caro melhorar a RD 350.

Sistema YPVS

Não bastasse toda a potência e força do motor de 350cc 2 tempos da Yamaha, a RD contava com um sistema conhecido como YPVS (Yamaha Power Valve System) que à partir de 1983 diminuía os coices e trancos de acelerações em altas rotações.

Além do mais a válvula do YPVS funcionava de maneira similar a um compressor que ao restringir a passagem de gases fornecia um aumento de compressão que fazia com que a moto subisse de giro muito rapidamente a partir dos 5000rpm.

No brasil este sistema também foi utilizada pela Trail de 2 tempos da marca, a DT 200, que por muitos anos fez fama principalmente nas trilhas e no offroad devido ao seu baixo peso e grande potência.

O que significa RD?

O RD que faz parte desta família lendária: RD 125, RD 135 e RD 350 (A viúva negra), significa “Race Development”, traduzindo: “Desenvolvido para Corridas”, e inclusive até hoje é possível ver alguns modelos desta família que são preparados para competições desde arrancadas até corridas em circuitos.

Ficha Técnica da RD 350

Motor

  • Cilindradas: 347 cm³ 2 Tempos
  • Taxa de compressão: 8,9:1
  • Arrefecimento: Ar até 1979, Liquido a partir de 1980
  • Combustível: Apenas gasolina
  • Alimentação: 2 Carburadores
  • Potência: 55 cv a 9.000 RPM
  • Torque: 4,7 kgfm a 8.500 rpm
  • Partida: Elétrica e Pedal
  • Transmissão: 6 velocidades

Freios

  • Dianteiro: Disco simples até 1979, Disco duplo à partir de 1980
  • Traseiro: Tambor até 1979, Disco simples à partir de 1980

Dimensões

  • Peso seco: 154 kg
  • Peso com óleo e combustível:  —
  • Comprimento: 2.012 mm
  • Largura: 690 mm
  • Altura total: —
  • Altura assento solo: 780 mm
  • Distância do solo: 
  • Distancia entre eixos: 1.385 mm

Pneus e Roda

  • Pneu dianteiro: 90/90-18
  • Pneu traseiro: 110/80-18

Capacidades

  • Tanque: 18 Litros
  • Carga máxima: —
  • Suspensão traseira dupla até 1979, mono amortecedor a partir de 1980.

Outras informações

  • Ano de fabricação no Brasil: 1973 – 1993

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