Recentemente tive um problema com a minha moto, creio que seja o problema que muitos donos de motos tanto novas quanto antigas tenha passado!
Fica tranquilo patrão! Sua moto ta ótima! |
Creio que você já tenha reconhecido essa marca!
Mas o que eu venho falar neste artigo ?
Venho falar do que muitos sabem mas esquecem, ou não sabem mas deveriam saber, camos começar pela minha história:
Como sabem possuo uma XLX 350r 1987! Uma moto bonita, integra, bem original, exceto por 2 pontos:
O Carburador e um Descompressor de partida que estava nela!
Pois bem, o mecânico do antigo proprietário curtia uma gambiarrinha, e arrancou o carburador original da moto para colocar um carburador de Tornado 250! Sim isso mesmo que vocês leram, um carburador de Tornado 250! Então comecemos
Carburador Original da XLX 350r, um Keihin 34mm de competição com acionamento mecânico, muito utilizado por preparadores nas Tornado e Twister |
Afinal as duas são Honda, né ? Mais ou menos, pois este carburador é pequeno em comparação ao carburador original da XLX 350, mesmo sendo mais moderno não se compara ao carburador original, tanto no tamanho da boca (Pois o original da XLX possui 34mm e o da Twister/Tornado possui 28mm) além do acionamento a vácuo, porém após uma semana de luta e briga meu mecânico conseguiu fazer uma regulagem até que eu consiga o carburador original da Xizelona, pois bem, ai vai a lista dos problemas de um carburador de moto menor em uma moto maior e mais antiga:
– Falta acima de 5000rpm: Isso é um problema, principalmente devido a relação curta da XLX, pra quem mora em cidade pequena tanto faz, porém no meu caso que pego estrada e moro em uma cidade razoavelmente grande significa um grande problema.
– Dificil de acertar: Para o carburador dar a passagem de ar e combustível necessário foi preciso um ajuste de “preparação”, o que resulta em: Lenta a 1500rpm, e necessidade de maneirar no acelerador nas rotações altas.
-Enforca o motor diminuindo a velocidade final do motor, que já é um tanto castrada pela relação (Afinal é uma moto pra torque, mas poxas, as vezes é bom passar dos 100km/h)
Carburador de Tornado/Twister 250, muito utilizado por mexânicos em XLX 250/350r para tornar as motos mais “ecônomicas” |
Soluções:
-Foi aumentado o nível do carburador
-Colocação de um filtro esportivo, porém mesmo assim não ficou 100% redondo.
Fica tranquilo que eu acho que sei o que estou fazendo! Tenho quase certeza, pode ficar sossegado senhor! |
Ou seja, esqueça essa gambiarra de carburador menor para economizar! Regule o original, se o seu mecânico não consegue trabalhar com o original, ta na hora de trocar de mecânico!
No próximo artigo mostrarei o maravilhoso “serviço” que vira colocar um descompressor de NX em uma XLX!
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