imagem de vários filtros de ar esportivos para moto e carro

Limpar Filtro de Ar ou Trocar – Economias que Destroem sua Moto

Sempre que você vai a um mecânico dar manutenção na moto, há aqueles “jeitinhos” para você gastar um pouco menos, e um deles é limpar o filtro de ar que não é esportivo com um jato de ar.

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Você chega ao mecânico, sua moto está com um comportamento diferente, consumindo muito combustível, perdendo desempenho, e verifica que o filtro de ar está sujo.

Tentando ser legal com você o mecânico vai pegar o filtro de ar da sua moto e jogar um ar com o compressor tirando as poeiras e alguns cedimentos, porém isso é bom para o motor? Aqui vamos entender melhor sobre este assunto.

Jamais deixe o sistema de admissão de sua moto ou carro em um estado ruim, mantenha o filtro de ar sempre limpo para evitar dores de cabeça.

O filtro de ar de moto tradicional é feito de papel com algumas fibras bem finas de tecido em alguns casos, há casos onde somente há papel, principalmente nos modelos paralelos.

Jogando ar do compressor no elemento filtrante da sua moto você abre mais os poros e faz com que resíduos entrem pelo carburador ou sistema de injeção eletrônica da sua moto.

A famosa passada de ar comprimido no elemento filtrante da moto ou do carro, uma prática prejudicial para seu motor.

Filtro de Ar Esportivo de Moto é Prejudicial?

Quando falamos de filtro de ar com poros mais abertos lembramos dos filtros de ar esportivos, sendo inclusive laváveis, e estes são prejudiciais?

O filtro de ar esportivo é pensado de forma diferente do tradicional, seus poros são mais abertos e permitem uma passagem de ar.

Diferente dos modelos tradicionais, os bons filtros de ar esportivos passam por um tratamento especial com um produto de base oleosa que ajuda a prender pequenas sujeiras.

Porém, se você utiliza sua moto em ambientes com muita poeira e terra pode não ser recomendado, principalmente quando falamos dos modelos externos

Filtros Esportivos Inbox vs Externos

Filtros de ar esportivos externos, estilosos, ajudam na admissão de ar, porém você deve ter cuidado.

Existem dois tipos de filtro de ar esportivos, os inbox e os externos, no caso dos inbox eles protegem bem contra chuvas, intemperes e mesmo sujeiras.

No caso dos filtros externos é necessário tomar cuidado principalmente com situações de chuva ou mesmo a lavagem do seu veículo, pois pode haver a entrada de ar no sistema de admissão o que pode ser prejudicial para seu motor.

Conclusão: Limpar ou Trocar o Filtro de Ar da sua Moto?

É importante entender que existem filtros como os esportivos que podem ser limpos, porém, com o processo adequado, por imersão em água ou produto adequado de limpeza dependendo da recomendação do fabricante.

Já fazer a limpeza no filtro de ar tradicional, principalmente com ar comprimido pode ser péssimo, por uma pequena economia você pode gerar um prejuízo maior danificando o sistema de admissão ou o motor da sua moto.

Tem alguma dica que achou que faltou aqui? Deixe nos comentários.

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