Kawasaki GPZ 900R a Moto do Top Gun, História e Ficha Técnica

Quem viveu os anos 80 e 90 assistindo à sessão da tarde com certeza se lembra do filme Top Gun – Ases Indomáveis, e lembra também de dois personagens.

Haviam dois personagens que marcaram nesse filme, o primeiro: Pete “Maverick” Mitchell, e sua moto, uma Kawasaki GPZ 900R, a primeira Ninja.

Sem querer esta moto acabou sendo a sport touring de maior sucesso da marca japonesa, e vamos entender melhor sobre isso, e como uma moto marcou algumas gerações.

Este conteúdo também possui vídeo em nosso canal do Youtube

A Moto foi Descaracterizada por questões de contrato

Uma curiosidade que na época do filme a Kawasaki não queria fazer contrato de Merchan, ou seja a Paramount precisou comprar 2 unidades da moto para o filme.

Aquele monte de adesivos que vemos na moto no filme são para cobrir onde estaria a marca Kawasaki e a logo Ninja, inclusive as cores foram alteradas para tons diferentes para que não fosse identificada como o modelo.

Apesar de todo o esforço da Paramount de não fazer o Marketing o filme tem cenas icônicas como a moto correndo ao lado do avião na pista.

A Cena icônica de Pete Maverick e sua Kawasaki GPZ900R ao lado do F14 Tomcat

A Kawasaki GPZ 900R

Esta é uma moto que vale a curiosidade, nesta época a Kawasaki buscava um novo produto, já que seu modelo Z1 já se encontrava com visual “cansado” e possuia um motor que para época era limitado.

Pensando em algo diferente a Kawasaki desenvolveu um motor totalmente novo de 900cc, DOHC (4 valvulas por cilindro), Arrefecido a liquido que permitiria a moto desenvolver mais potência.

Inclusive por muitos anos a Ninja realmente reinou internacionalmente como sinônimo de velocidade, porém a GPZ 900R era um modelo pensado também no conforto.

Isso mesmo a GPZ 900R não é exatamente uma speed, mas sim uma Sport Touring, tanto que em seu design podemos observar que ela utiliza um guidão tradicional ao invés de semi guidões.

Além logicamente do filme que mostrou esta moto ao mundo ela foi sucesso por conta do seu design arrojado para a época e a promessa de trazer a experiência das pistas para as ruas.

Ficha Técnica da Kawasaki GPZ 900R “Ninja”

  • Motor: 908cm³ 4 Cilindros Paralelos, DOHC
  • Taxa de Compressão: 11.0:1
  • Arrefecimento: Liquido
  • Potência: 115cv a 9500RPM
  • Diâmetro x Curso: 72,5mm x 55mm
  • Transmissão: Corrente
  • Câmbio: 6 velocidades

Pneus, freios e Suspensão:

  • Pneu dianteiro: 120/80-16
  • Pneu traseiro: 130/80-18
  • Freios dianteiros: Disco duplo.
  • Freios traseiros: Disco único.
  • Suspensão Traseira: Sistema Monoshock
  • Peso: 257kg (Com todos os fluídos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *