Ilustração de uma pessoa com uma chave para comprar uma moto usada

Dicas para comprar uma moto usada, não compre antes de ler!

Você vai comprar sua primeira moto e está animado, seja ela usada ou nova, este checklist pode ajudar tanto os iniciantes que vão tirar uma moto zero e não sabem por onde começar.

O foco desta lista é ajudar você a comprar uma moto usada evitando dores de cabeça, ou mesmo cair em ciladas.

Fiz essa lista de fatores que você precisa avaliar antes de comprar uma moto grande, ou qualquer outra independente da cilindrada.

Principalmente nos modelos maiores e até nos usados (se for o seu caso) avaliar bem eles, pode te evitar uma série de dores de cabeça.

Verifique os documentos da sua moto

Este deve ser o primeiro passo antes de adquirir uma moto usada, muito se fala sobre a parte de manutenção, porém documentos são importantes.

É o famoso “mecânica e elétrica resolve no mecânico”, porém problemas de documentação podem ser uma dor de cabeça maior.

Existem alguns fatores que você deve verificar antes de comprar sua moto, os principais são:

  • Dupla transferência: quando existe uma transferência pendente do proprietário anterior em relação ao vendedor, cuidado, evite motos nesta situação.
  • Multas não quitadas: podem se tornar uma dor de cabeça no momento da transferência da moto usada que você acabou de comprar.
  • Licenciamento atrasado: muito cuidado, veículos com licenciamento atrasado podem se tornar dor de cabeça para transferir.

Algo importante de se pensar: se o licenciamento está atrasado, será que a manutenção está em dia?

Como verificar os documentos da moto?

Existem várias maneiras de fazer isso, porém a que eu mais recomendo que vale o investimento seria pagar um despachante de confiança.

Os despachantes normalmente conseguem puxar pela placa do veículo a situação dele no Detran, e há também a famosa “vistoria cautelar”, porém esta não é possível em muitos locais.

Entre as dicas para comprar uma moto usada essa é uma que pode ser interessante pagar um profissional para auxiliar, para não passar dor de cabeça.

Taxas, impostos e afins

Muita gente não se atenta no momento de comprar uma moto usada e esquece que você terá algumas taxas ligadas a sua aquisição.

Além do IPVA verifique o DPVAT dependendo do período você terá que pagar a transferência do modelo, esta taxa varia de ano para ano e conforme o DETRAN de cada estado.

Quanto ao DPVAT nos últimos anos há momentos onde não houve a necessidade de pagar, e onde houve, por isso é sempre importante se atentar sobre o assunto.

Ao comprar uma Moto Usada, Verifique a Mecânica

Revisão da moto no mecânico
O mecânico com certeza terá facilidade de encontrar algum problema que você pode não ter percebido.

Ao comprar uma moto usada você deve ficar atento com a mecânica, existem algumas verificações que você mesmo pode fazer no local onde a moto está.

  1. Tente ver a moto com moto frio, na primeira partida do dia pode entregar alguns problemas como: “motor fumando” e motor desregulado.
  2. Com o motor ainda frio busque por vazamentos ou “melejados” de óleo no cabeçote ou bloco do motor da moto.
  3. Verifique se está ok com as luzes: seta, farol, lanterna traseira e luzes do painel, verifique se estão todas funcionando, luzes queimadas indicam uma moto mal cuidada.
  4. Ande com a moto: é um jeito de descobrir se há algo desalinhado, verifique se o guidão não precisa ficar “virado” para manter a moto reta.
  5. Observe o curso da suspensão, como a moto se comporta nas curvas.
  6. Verifique se a aceleração está normal, se não há falhas, se o motor não engasga ou perde muita força em relação ao que seria normal para o modelo.

Levar a um mecânico pode ser o ideal antes de comprar uma moto usada

Por mais experiente que você seja, na hora de comprar uma moto usada pode ser interessante levar seu mecânico de confiança, ou para a oficina dele.

Peça uma avaliação, principalmente quando falamos de vendedores profissionais a tendência é que eles deixem você fazer esta avaliação.

Faça um Test Ride

Falamos acima para testar a moto que você pretende comprar, não apenas por questões mecânicas.

Também é importante fazer um Test Ride na hora de comprar sua moto usada para ver se é o que você realmente quer, se aquele modelo te agrada.

Uma coisa importante a moto tem que ser confortável para seu uso, se ela te agrada, porque afinal você passará um tempo ou no transito, ou viajando em cima dela.

Gostou deste conteúdo? Conhece mais alguma dica? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *