Allan Moto Space - Jaspion, direitos de imagem Toei Corporation

Top 5 Motos que marcaram na cultura pop

Antes de iniciar esta lista de 5 motos que marcaram na cultura pop tenho a dizer que muitas opiniões são pessoais, caso pense que faltou alguma moto aqui, ou que alguma não deveria estar deixe nos comentários.

Esta é uma lista de 5 motos referências para várias gerações de motociclistas, vai desde o cinema até programas de TV e animações que marcaram várias gerações, então vamos começar sem mais delongas.

5. Battle Hopper – Kamen Rider Black

Ela está nesta lista de 5 motos que marcaram a cultura pop, pois marcou toda uma geração que acompanhou os tokusatsus na extinta rede manchete.

Battle Hopper Kamen Rider Black - Direitos de imagem Toei Corporation.
Battle Hopper Kamen Rider Black – Direitos de imagem Toei Corporation.

Black Kamen Rider passou nos anos 90, assim como sua sequência Kamen Rider Black RX, porém das duas esta foi a série que mais marcou.

A Battle Hopper tem como base para sua construção uma Suzuki RA 125, uma moto trail de 2 tempos da marca japonesa que na época era bem popular.

Uma menção honrosa da série é a GSX R250 do Kotaro Minami (Kamen Rider na forma “civil”), uma moto de 250cc, 4 cilindros e 4 tempos – Todos os Direiitos de Imagem TOEI Corporation.

A Franquia Kamen Rider principalmente dos anos 70 aos anos 90 (Sim para quem não sabia está é uma franquia que existe até hoje no japão), possui motos marcantes e uma das principais patrocinadoras foi a Suzuki motos.

Menção honrosa a Allan Moto Space (Moto do Jaspion)

Este modelo cabe uma menção honrosa, podemos dizer que seria até acima de muitas motos que estão neste top 5, visto que esta moto marcou tanto que virou até apelido para as motos speed.

Allan Moto Space - Jaspion, direitos de imagem Toei Corporation

Jaspion foi outro Tokusatsu que passou na extinta rede manchete nos anos 80 e 90, com várias reprises, e marcou pelo menos 1 a 2 gerações, sendo uma grande referência.

Curiosidade: a Allan Moto Space foi construída em cima de uma Suzuki GS 650 M Katana, um modelo de 4 cilindros arrefecido a ar da Suzuki que fez muito sucesso na década de 80.

Suzuki GS 650 M

A Suzuki era uma das principais patrocinadoras e fornecedoras de veículos para os seriados japoneses tendo vários modelos que marcaram os anos 80 e 90.

4 . Moto do Daryl – The Walking Dead

O personagem Daryl Dixon desde a primeira temporada trouxe uma moto emblemática, uma royal enfield chopper, porém nas últimas temporadas da série baseada em uma CBX 750 Nighthawk 1992.

Honda CBX 750 Nighthawk
Honda CBX 750 Nighthawk, o modelo que serviu como base para a moto do Daryl Dixon.

A moto é digna de um cenário pós apocalíptico possui peças de uma Yamaha YZF-R6, uma combinação bem peculiar, afinal juntando às duas maiores “rivais” quando falamos de motos japonesas.

Moto do Daryl 4 cilindros Walking Dead
O modelo de 4 cilindros do personagem Daryl Dixon, uma das motos mais legais da série The Walking Dead.

3. Harley davidson do “Easy Rider” Wyatt.

Essa é uma das motos que está no imaginário de muita gente, principalmente toda uma geração que viveu e cresceu nos anos 70.

Esta Chopper fez sucesso no filme Easy Rider que passou no Brasil com o nome de Sem Destino.

A base desta moto é uma Harley Davidson FLH (a mesma utilizada pela polícia norte americana por anos) obviamente transformada em uma chopper.

O que mais chama atenção além de sua dianteira levantada é a pintura do tanque de “estrelas e listras” da bandeira norte americana.

2. Harley Davidson Fat Boy – Exterminador do Futuro 2

Marcante, sim ou com certeza? Principalmente na cena de perseguição em que esta moto aparece, a Harley Davidson Fat Boy se tornou um ícone.

Por toda uma geração a Fat Boy ficou conhecida como “a moto do Exterminador do Futuro”, por isso merece estar nesta lista de motos que marcaram a cultura pop.

Sem grandes modificações como outros modelos da lista, foi a primeira grande aparição do modelo na mídia tendo sido uma jogada de marketing que deu certo e levantou as vendas da marca norte americana.

1. Akira – moto do Shotaro Kaneda

Muita gente conhece por moto do akira, mas quem a pilotava é o personagem Shotaro Kaneda, seu design futurista e cor vermelha chamam atenção.

Além disso Akira é um clássico da animação do início dos anos 90, sendo quase obrigatório para fãs de anime e mangá.

A cena da moto mostrada no poster foi parodiada inúmeras vezes na mídia, sendo a moto talvez mais conhecida que muitos personagens, por isso merece estar na lista de motos que marcaram a cultura pop.

Gostou desta lista? Concorda com todas as motos? Acredita que faltou alguma? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.