Principais estilos e denominações de motos

Aqui no vivendo duas rodas já falamos sobre vários assuntos, inclusive fizemos já alguns infográficos sobre os estilos e tipos de motos, mas aqui neste texto  e vamos conhecer mais sobre cada estilo

Por que é importante saber qual o estilo e denominação de moto?

Esta é uma pergunta importante e com uma resposta que vai ajudar: entender o estilo da moto ajuda a entender seu uso, sua aplicação, e se é a mais adequada para você.

Por exemplo, para quem busca uma melhor mobilidade urbana as “street”, scooters e alguns modelos de trail podem ser uma boa opção.

Ao mesmo tempo para quem viaja mais as cruisers e nakeds podem ser mais úteis, mas mais do que entender isso vamos entender um pouco mais sobre cada tipo de modelo na lista abaixo. 

Sem tempo para ler? Ouça em nosso videocast/podcast abaixo:

Scooters

Um mercado que vem crescendo cada vez mais, tendo sido consolidado no Brasil pela Honda Biz, e a lendária Vespa são modelos pensados principalmente no uso urbano.

Honda Biz, a queridinha do estilo scooter no Brasil

Existem modelos de 300 até 400 cilindradas, porém as scooters são pensadas na praticidade e facilidade com muitos modelos contando com baús por baixo dos bancos, e até mesmo câmbios automatizados ou automáticos.

O estilo de moto Scooter é mais focado principalmente em uma pilotagem que favoreça o conforto dentro do trânsito urbano, com os pés para dentro da carenagem, alguns modelos oferecendo até mesmo “plataformas” para os pés ao invés de pedaleiras.

Street

Este é o estilo de moto realmente pensado no dia a dia, feito para “cruzar“ o asfalto urbano, as street são os modelos de motos mais conhecidos como a: Honda CG e Honda Twister, Yamaha Fazer 150 e 250.

Modelos focados no uso urbano diferente das scooters que são “motonetas” estes modelos possuem o câmbio manual pedaleiras, e um design muitas vezes que tenta emular suas irmãs maiores do estilo speed.

Quando não falar do estilo de motos Street sem lembrar da CG 125 da honda?

Normalmente possuem um design esguio, motores focados mais na economia e consumo eficiente do que performance, porém costumam entregar o que prometem: uma rodagem ágil, suave, e com um baixo consumo de combustível na cidade.

Super Sport ou Speed

Esta é uma categoria de motos totalmente focada na performance, alguns modelos possuem até uma certa ergonomia e conforto para viajar.

As motos Speed são as favoritas de muita gente, principalmente os modelos japoneses.

Estas motos possuem carenagens focadas em dar mais aerodinâmica para alcançar altas velocidades.

Por padrão estas motos são versões das motos que correm no Moto GP, os modelos mais famosos possuem motores de mais de 600 cilindradas, porém existem exceções à regra com motores de 250 a 300cc como por exemplo como a famosa Kawasaki Ninja 300, Honda CBX 250 e a Comet 250GT da Kasinski.

Estes modelos são ideais para pistas e circuitos (neste ultimo o local onde podem alcançar suas reais velocidades sem riscos.

Um dos principais modelos que marcou época neste estilo e que é uma exceção quando o assunto é conforto é a Hayabusa da Suzuki.

Naked

Como não lembrar deste estilo de moto sem pensar na clássica Hornet, ou para os íntimos “roenétí”.

Estas motos são basicamente modelos speed que não possuem carenagem, possuem uma posição de pilotagem um pouco mais elevada e bancos um pouco maiores, como se fossem motos street “maiores”.

As motos Naked podem parecer “street” maiores, mas seu foco é a estrada e não a cidade.

Porém apesar do visual seu foco é o mesmo das suas irmãs carenadas, acelerar e andar na estrada.

Tanto as Nakeds quanto Streets podem não ser opções tão legais para o uso urbano devido ao seu peso, ângulo de curva do guidão que não ajudam ao executar manobras que demandam de agilidade do veículo.

Trail ou Dual Propose

O estilo de motos trail ou dual propose são pensados principalmente no uso offroad ou em terrenos acidentados, possuem uma suspensão mais elevada, e sua relação de marchas sempre irá favorecer o torque. 

Normalmente esguias, e ágeis as Trail não andam bem só na terra, podem ser excelentes para a cidade.

Este estilo de moto é um dos queridinhos de muitos brasileiros, principalmente em cidades onde o asfalto é esburacado devido ao conforto que fornece e a facilidade de passar obstáculos.

Mas este estilo de moto é pensado principalmente em quem busca um passeio com mais “aventura”, podendo utilizar os tradicionais pneus para andar no barro quanto os mistos.

Big Trail

As irmãs maiores das trail, as Big Trail apesar de poderem ser utilizadas como motos de “aventura” não se comportam da mesma forma que suas irmãs menores.

Seu foco está mais em viagens longas, por terrenos acidentados, porém devido ao seu peso certas tarefas podem ser mais difíceis de serem realizadas.

Os designs deste estilo de moto são baseados nas motos de rally que cruzam grandes distâncias por terrenos inóspitos com um bom conforto e tecnologia. 

Como não falar do estilo de motos Big Trail sem falar da família GS da BMW

As famílias de motos mais famosas deste estilo são as Yamaha Tenéré, BMW GS, Honda Africa Twin e Tiger da Triumph.

Cruisers ou Custom

As famosas estradeiras ou “motos que parecem harley davidson”, as cruisers ou custom são pensadas muitas vezes em viagens longas, porém este estilo de moto pode gerar polêmica mesmo entre seus fãs devido às variações que existem.

Por existirem vários estilos de motos custom abaixo listamos apenas os dois principais de onde os outros se derivarão.

Classic Cruiser

Este é o estilo de moto “clássico” ou retrô, motos que lembram modelos das décadas de 50, 60 e 70, os favoritos de muita gente, desde as harleys mais clássicas até as famosas honda shadow, yamaha virago, dragstar, e a meteor 350 da Royal Enfield. 

Normalmente o sinônimo de Classic Cruiser sem lembrar das Harley Davidson?

Muitas motos deste estilo podem vir com os tradicionais motores V2, Mono Cilindro ou mesmo Bicilíndrico em linha.

O foco destas motos está como manda o estilo proporcionar conforto para viagens, e o estilo de estar em uma moto de décadas passadas.

Modern Cruiser

Esse modelo faz muitos fãs torcerem o nariz, porém são a alegria de muita gente, pois o design deste estilo de moto não foca em ser clássico, mas confortável para rodagem.

Ducati Diavel, a principal representante das modern cruiser.

Nesta família temos as Vulcan, Diavel, Vmax entre outras motos que seguem o estilo moderno porém são focadas no que há de mais moderno para conforto e performance na estrada.

Conclusão

Ao conhecer melhor o estilo de cada moto você consegue fazer a escolha mais adequada para o seu uso, gostou deste artigo, achou que faltou algum estilo? Deixe nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *