Gambitech, Fuja disso Parte 1

Recentemente tive um problema com a minha moto, creio que seja o problema que muitos donos de motos tanto novas quanto antigas tenha passado!

Fica tranquilo patrão! Sua moto ta ótima!

Creio que você já tenha reconhecido essa marca!

Mas o que eu venho falar neste artigo ?

Venho falar do que muitos sabem mas esquecem, ou não sabem mas deveriam saber, camos começar pela minha história:

Como sabem possuo uma XLX 350r 1987! Uma moto bonita, integra, bem original, exceto por 2 pontos:
O Carburador e um Descompressor de partida que estava nela!

Pois bem, o mecânico do antigo proprietário curtia uma gambiarrinha, e arrancou o carburador original da moto para colocar um carburador de Tornado 250! Sim isso mesmo que vocês leram, um carburador de Tornado 250! Então comecemos

O Carburador

Carburador XLX 350r
Carburador Original da XLX 350r, um Keihin 34mm de competição com
acionamento mecânico, muito utilizado por preparadores nas Tornado e Twister

Afinal as duas são Honda, né ? Mais ou menos, pois este carburador é pequeno em comparação ao carburador original da XLX 350, mesmo sendo mais moderno não se compara ao carburador original, tanto no tamanho da boca (Pois o original da XLX possui 34mm e o da Twister/Tornado possui 28mm) além do acionamento a vácuo, porém após  uma semana de luta e briga meu mecânico conseguiu fazer uma regulagem até que eu consiga o carburador original da Xizelona, pois bem, ai vai a lista dos problemas de um carburador de moto menor em uma moto maior e mais antiga:

– Falta acima de 5000rpm: Isso é um problema, principalmente devido a relação curta da XLX, pra quem mora em cidade pequena tanto faz, porém no meu caso que pego estrada e moro em uma cidade razoavelmente grande significa um grande problema.

– Dificil de acertar: Para o carburador dar a passagem de ar e combustível necessário foi preciso um ajuste de “preparação”, o que resulta em: Lenta a 1500rpm, e necessidade de maneirar no acelerador nas rotações altas.

-Enforca o motor diminuindo a velocidade final do motor, que já é um tanto castrada pela relação (Afinal é uma moto pra torque, mas poxas, as vezes é bom passar dos 100km/h)

Carburador Tornado 250
Carburador de Tornado/Twister 250, muito utilizado por mexânicos
em XLX 250/350r para tornar as motos mais “ecônomicas”

Soluções:

-Foi aumentado o nível do carburador

-Colocação de um filtro esportivo, porém mesmo assim não ficou 100% redondo.

Fica tranquilo que eu acho que sei o que estou fazendo!
Tenho quase certeza, pode ficar sossegado senhor!

Ou seja, esqueça essa gambiarra de carburador menor para economizar! Regule o original, se o seu mecânico não consegue trabalhar com o original, ta na hora de trocar de mecânico!

No próximo artigo mostrarei o maravilhoso “serviço” que vira colocar um descompressor de NX em uma XLX!

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